A BR-265, no Campo das Vertentes, é a terceira rodovia mais perigosa de Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança, com 111 acidentes por ano. Os motoristas que passam pela BR reclamam há anos da falta de manutenção na estrada que dá acesso às cidades históricas do estado. A estrada é uma das que o Governo do Estado quer privatizar, se o processo sair dentro do prazo planejado, o pedágio deve começar a ser cobrado até 2023.
Por causa da falta de acostamento e do grande trecho em pista simples, é comum ocorrer ultrapassagens em locais proibidos. Os acidentes mais comuns na BR-265 são as colisões, colisão na traseira, colisão lateral e a colisão frontal, sendo a colisão frontal a que mais vitimiza as pessoas. A rodovia, na região de São João Del Rei, é sinuosa, com pistas estreitas e curvas acentuadas, uma delas é conhecida como a curva da morte, no Km 224 perto de Barroso, acidentes nesse trecho são comuns.
Na região, a intenção do governo do estado é que além da 265, outras seis rodovias passem a ser administradas por concessionárias. São elas: BR-494, MG 275, MG 155, MG 332, CMG 383 e a LMG 501, no total 452 km. Segundo a Secretária Estadual de Infraestrutura, metade delas tem pavimentação regular ou ruim.
O projeto de concessão, está agora na fase de audiências públicas para avaliar a opinião da população que vai ser afetada. Em janeiro vão ser publicados os editais e o leilão está previsto para o segundo trimestre do ano que vem.
A estimativa do projeto é lançar o edital até abril do próximo ano e iniciar a execução desse contrato até agosto de 2022.
A empresa que ganhar a concessão, vai ter que construir mais de 700 km de acostamento e 12 km de faixas adicionais, além dos postos de pedágio. Os valores ainda vão ser definidos.
Fonte: G1