23 de abril de 2024 16:26

Lançamento do livro LAFAYETTE RODRIGUES PEREIRA – JORNADA PELO BRASIL acontece dia 17 em Belo Horizonte

LAFAYETTE RODRIGUES PEREIRA – JORNADA PELO BRASIL (LESMA Editores, 2021) – Livro detalha a rica história do Conselheiro Lafayette e sua contribuição para o país

Será lançado no Espaço Cultural Fórum Lafayette, no próximo dia 17 de dezembro a obra, Lafayette Rodrigues Pereira – Jornada pelo Brasil, que por meio do relato histórico biográfico desse importante jurista mineiro, que humaniza o título da obra, pretende ampliar aos leitores a compreensão da organização política, social e econômica do Brasil, perpassada e influenciada pela trajetória de vida desse personagem que, entre meados do século XIX e início do século XX, participou ativamente das principais mudanças rumo a modernização do Brasil.

A obra, organizada pelo professor e escritor Osmir Camilo Gomes, contou com a participação de dezenas de colaboradores, entre redatores, pesquisadores, historiadores, para dar forma à publicação embasada em dezenas de fontes e referenciais, desde arquivos públicos, museus, bibliotecas, biografias, arquivos históricos da imprensa, estudos acadêmicos dentre outros.

O obra resultante possibilita que o leitor possa conhecer o jurista e o Brasil, por meio das várias nuances captadas por diferentes mentes que se interessaram em estudar da história do Brasil e desse importante jurista e político mineiro e sua influência na organização política do Brasil Império e a passagem para o regime republicano, período este onde Lafayette foi figura central de nossa historiografia. No âmbito cultural o jurista corou sua caminhada intelectual como membro da Academia Brasileira de Letras, na cadeira de Machado de Assis. Em homenagem póstuma ao filho ilustre, em 1934, o antigo município de Queluz recebeu o nome de Conselheiro Lafayette em honra ao filho soberano, sendo atualmente um dos principais centros de desenvolvimento econômico e cultural do estado de Minas Gerais.

Sobre o Livro:

Edição: Lesma Editores, 192 páginas em papel couchê, formato 21cm x 30 cm, policromia, capa dura e produzido em parceria coma Secretaria Estadual de Cultura, através de recursos Fundo Estadual de Cultura – FEC. Preço do livro R$50,00. BELO HORIZONTE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade