18 de abril de 2024 13:00

Auxílio Brasil de R$400,00: saiba se você vai receber o benefício em janeiro

O Ministério da Cidadania disse em nota na última segunda-feira (3), que conseguiu zerar a fila de espera para a entrada no Auxílio Brasil. Com isso, eles estão garantindo que conseguiram inserir algo em torno de 2,7 milhões de pessoas no benefício em questão. Todos eles começam a receber agora em janeiro.

Desde o anúncio, muita gente começou a procurar informações para saber se eles estão entre esses usuários novatos. Pelas regras oficiais, o que se sabe é que esse dado vai ficar disponível no app do Caixa Tem e do próprio Auxílio Brasil. Só que aparentemente a maioria não está conseguindo ver nada por lá.

A boa notícia é que há uma outra maneira de descobrir se você está entre os usuários que entrarão no programa agora em janeiro. Basta entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou qualquer tipo de organização em que você se cadastrou no Cadúnico na sua cidade.

De acordo com relatos de usuários do Auxílio Brasil, várias pessoas estão conseguindo obter essa informação através desses Centros. Não é preciso ir até lá. Basta encontrar o contato, ligar para o lugar, pedir para saber se o nome está na relação e informar o seu CPF. Pronto. O agente poderá olhar se você entrou ou não.

Obviamente, é preciso entender que esse é um sistema que varia muito de cidade para cidade. Alguns municípios podem estar optando por não fornecer essas informações neste momento. De qualquer forma, nesse momento de falta de ajuda, não custa nada ligar para o local para perguntar se por lá eles estão dando essa notícia.

Qual é o número?

O sistema do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) não é único. Então não existe um número nacional de atendimento nessa questão. Va ser preciso entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para descobrir isso.

Como dito, cada município tem a sua própria lógica nesse sentido. Então vai ser preciso também prestar atenção nos detalhes de horários de atendimento também. Assim, vai ser possível perguntar pelo Auxílio Brasil.

Meu aplicativo não atualizou

Quem não quiser entrar em contato com o CRAS, pode seguir tentando buscar essa informação por meio do app do Caixa Tem e também do próprio Auxílio Brasil. Pode ser que demore, mas certamente a informação vai aparecer por esses canais.

O Ministério confirmou que inseriu as 2,7 milhões de pessoas ainda na última segunda-feira (3). Mas pode ser que o sistema não tenha atualizado nesses apps. Por isso, para quem quer entrar nesses canais, vai ser preciso paciência.

Calendário do Auxílio Brasil

Na última semana, aliás, o Ministério da Cidadania divulgou o calendário oficial de pagamentos do Auxílio Brasil para todo este ano de 2022. A ideia é seguir pagando o dinheiro sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês.

Em janeiro, por exemplo, os repasses devem começar no próximo dia 18 para aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. As liberações devem seguir até o próximo dia 31 deste mês.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade