26 de abril de 2024 03:23

Primeira construção neocolonial de Ouro Preto pertenceu a família Baeta Neves, de Queluz, hoje Lafaiete (MG), vira ruínas

Um deslizamento de terra na encosta no Morro da Forca, ocorrido na manhã na quinta-feira(13), colocou abaixo a primeira construção neocolonial do século XIX em Ouro Preto, o Solar dos Baeta Neves, que pertenceu a rica família comerciante de Lourenço Baeta Neves, neto do Comendador Joaquim Lourenço Baeta Neves e irmão do Barão de Queluz, naturais da Vila Real de Queluz, atual Conselheiro Lafaiete.

Segundo o mais antigo registro do imóvel aponta que o área onde foi construído o casarão em 1892, foi adquirida em 1890, pela tradicional família Baeta Neves. O terreno fica ás margens do Córrego Funil, próximo á Estação Ferroviária região de Ouro Preto que mais se desenvolvia, antes da transferência da capital para Belo Horizonte.

Tombado pelo IPHAN, esse rico patrimônio histórico chegou a receber em 2010, R$ 375 mil0 para restauração e  hoje virou é mais uma página do passado glorioso e pujante da ex-capital de Minas.

Apesar  da grande perda que o patrimônio histórico do Brasil, no Solar Baeta Neves não registrou vítimas e estava interditado e  monitorizada pelas autoridades da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade