18 de abril de 2024 05:36

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL de Minas Gerais o método de Fabricação da Cachaça do Vale do Piranga

Sendo a SEGUNDA REGIÃO DO PAÍS, em marcas de cachaças registradas no Ministério da Agricultura, com mais de 300 marcas, atrás apenas de Salinas (MG)

Projeto em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aguardando para APROVAÇÃO. A Deliberação em dois turnos no Plenário. Declara PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL de Minas Gerais o método de Fabricação da Cachaça do Vale do Piranga. O Projeto é de autoria do Deputado Estadual Glaycon Franco (PV).

Aproveitamos a oportunidade para pedir apoio a todos os outros deputados nas proximas votações ou análises deste projeto qdo oportuno na Assembléia.

Sabemos a importância dessa Lei ser aprovada, sendo grande instrumento para a valorização das cachaças seculares, produzidas no Vale do Piranga, tendo como referência as cidades de Itaverava, onde fica a Escola Alambique Cana Brasil, que treina Alunos de cachaça de todo o Brasil, a Fábrica de Alambiques Sta Efigênia que distribuem os melhores alambiques de cachaças e outros destilados, para o mundo todo, Piranga, Presidente Bernardes (Calambau), Rio Espera, Alto Rio Doce, Divinésia, e Região do Vale do Piranga.

Cabendo também a cada produtor e interessados na cadeia produtiva da região pedir ao seu Deputado o Apoio à este projeto, de tamanha importância para a Agregação de valor ao nosso produto regional. Reconhecendo a este produto a devida valorização considerando que essa região pertence à cadeia produtiva da cachaça de Minas Gerais.

Sendo a SEGUNDA REGIÃO DO PAÍS, em marcas de cachaças registradas no Ministério da Agricultura, com mais de 300 marcas, atrás somente de Salinas que é a região de maior número de registros de marcas no país. Seguidos da região de Ivoti nas encostas da serra Gaúcha no estado do Rio Grande do Sul.

Com isto estaremos consolidando um antigo desejo de todos e conferindo ao produto cachaça o valor cultural e imaterial a que se tem o direito.

Agora com o trabalho da região na Sustentabilidade nesse setor poderemos trazer a esse produto a devida valorização.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade