26 de abril de 2024 06:33

Artista lafaietense participa hoje a tarde (18) de programa de TV sobre a preservação da Cerâmica Saramenha; na semana que vem ele estará em exposição nacional

Vai ao ar hoje (18), às 15:00 horas, no Programa “Achamos Minas”, da TV Record Minas, a vida e a obra do artista ceramista, de Lafaiete (MG), Rosemir Hermenedigio.
Desde cedo, aos 22 anos, ele tomou gosto pela arte, mas foi através de Silvestre Guardiano Salgueiro, mais conhecido como Mestre Bitinho, que ele iniciou o aprendizado das técnicas e produção da Cêramica Saramenha.
Durante os anos de 1985 e 1986, o pai de Rosemir investiu no filho quando este se dirigia a diariamente a Ouro Branco para aprender diretamente com o Mestre. Ele foi um o primeiro discípulo mais atuante de Bitinho. “Ele não gostava de ensinar as técnicas da produção, mas com muita insistência quebramos esta barreira e pude estudar com ele”, contou Rosemir. Bitinho morreu em 1998.

A tradição e gosto pela antiguidade foram herdadas de seu pai que é possuiu um antiquário, na Vila Resende, em Lafaiete, expondo em uma feira especializada em Belo Horizonte, como também de seu irmão, restaurador de móveis antigos.
É de produtos da natureza, como a argila, e metais como cobre, minério de ferro, sílica e a terra tabatinga e pedra moída que ele faz sua arte. “É uma alquimia”, sintetizou Rosemir.
O processo de produção inclui elementos e práticas antigas como pilão, forno a lenha, dentre outras. Em Cristiano Otoni, ele mantém um forno de lenha para fabricação final de suas peças. Seu ateliê funciona no Bairro Rochedo em Lafaiete (MG).

Exposição

A partir do próximo dia 22, Rosemir estreia em 20022 participando no Espaço Cultural Correios, em Nitérói (RJ) da “Exposição Panatechené”, cuja curadoria é da produtora Eliana Tsuru, em Homenagem aos 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922.
A exposição é um panorama da produção artística brasileira em seus mais diversos segmentos com a participação de inúmeros expoentes dos mais variados segmentos culturais.

2021

Ao longo de 2021, o artista lafaietense conquistou a 3ª colocação na Mostra Universo Cerâmico. A exposição aconteceu entre 14 agosto a 15 de setembro na Galeria Cia Arte Cultura no Shopping West Plaza na capital paulista. Ele concorreu com uma obra na categoria baixa temperatura. Cinquenta e oito cemaristas, de diversas linhas de atuação, de vários estados expuseram seus trabalhos.
Paralelamente, Rosemir participou em Tiradentes (MG) de uma mostra nacional na Galeria Ayres Alves juntamente com outros 2 artistas brasileiros. Intitulada Cerâmica Saramenha “As formas do Barro”, Rosemir levou sua arte a charmosa cidade mineira ampliando ainda mais o alcance de seus trabalhos, atividade iniciada há mais de 36 anos.

Para fechar 2021, Rosemir participou, no Restaurante Vila Itatiaia, no histórico Distrito de Itatiaia, em Ouro Branco (MG), da Ferinha do Villa, evento especial em comemoração de Natal.
Diversos expositores marcam presença com trabalhos artísticos como costura criativa, presentes, MDF artesanato e poemas, casa, objetos decoração e queijaria, etc.
O evento reservado para comercialização de produtos, ao do gênero do “mercado das pulgas” local onde diversos vendedores/artistas se reúnem para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade