29 de março de 2024 04:07

14º salário do INSS ganha calendário e previsão de pagamento

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão com grande expectativa em relação ao 14º salário, que deveria ter sido pago nos anos de 2020 e 2021. Porém, após mudanças na proposta inicial do benefício, a previsão é de que o primeiro repasse da ajuda aconteça em 2022.

Apesar de ainda estar em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 4367/20, que estabelece a liberação do abono extra aos segurados do INSS, ganhou um calendário de pagamento enquanto esteve na Comissão de Finanças e Tributação da Casa.

Lembrando que a proposta também já recebeu o aval da Comissão de Seguridade Social e Família. Atualmente, o texto aguarda análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso tenha um parecer positivo, o PL será encaminhado para o Senado Federal e depois para a sanção presidencial.

Quando será liberado o 14º salário do INSS?

Conforme a alteração na data de pagamento do 14º salário do INSS, o cronograma de repasse até o momento ficou definido da seguinte forma:

  • No mês de março de 2022 será o pagamento do 14º salário do INSS referente ao ano de 2020;
  • No mês de março de 2023 será o pagamento do 14º salário do INSS referente ao ano de 2021.

Destacando que o benefício também teve o teto fechado em até dois salários mínimos, totalizando R$ 2.424. Também ficou definido o público de assistidos, formado por aposentados, pensionistas e quem recebe auxílio (doença, acidente e reclusão), ou seja, quem já possui direito ao abono tradicional (13º salário).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade