28 de março de 2024 16:44

Com pico de casos, Mariana corre risco de regredir para Onda Vermelha

A prefeitura já suspendeu todos os eventos públicos e privados dentro do município até o dia 28 de fevereiro

Mariana vive um pico de casos de Covid-19 neste início de ano, o que tem preocupado as autoridades municipais. No dia 15 de janeiro, o prefeito interino da cidade, Juliano Duarte (Cidadania), emitiu um alerta através de suas redes sociais para o aumento no número de casos da doença, salientando que o município vizinho, Ouro Preto, precisou retornar à onda vermelha. “Caso os números não se estabilizem, tomaremos a mesma medida” disse.

Juliano Duarte mostrou preocupação quanto ao impacto direto de vários setores do município, caso haja a mudança de onda e aumente as medidas restritivas.

“Estamos preocupados com este aumento e ele implicará mudanças. Vamos, juntos, evitar um novo colapso e a regressão no programa Minas Consciente, o que impacta diretamente vários setores do município com medidas restritivas. A ação individual ainda é fundamental para frearmos a contaminação. Medidas se segurança e higienização devem permanecer”, complementou.

Mais Minas entrou em contato com o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, que explicou a inexistência do contato entre Município e Governo Estadual para determinar a regressão de onda e aumento de restrições.

“Na verdade, o protocolo do Minas Consciente do Governo Estadual não existe mais. O Estado não reúne para classificar e não tem mais a publicação daquelas ondas. Ouro Preto que tem aproveitado o protocolo e tem feito. A gente está, por enquanto, em um estudo interno para avaliar a situação. Por enquanto, nós estamos com internações simples na clínica médica, mas nada evoluindo para UTI grave”, disse.

Até o fim da tarde de segunda-feira, Mariana contava com 11.494 casos confirmados, sendo 11.112 recuperadostrês internados e 105 óbitos. Um total de 4.518 casos foram descartados e 14 casos estão sob investigação, sendo cinco internados e o restante em isolamento domiciliar, ambos aguardando resultado de exame.

Faltando 11 dias para o fim do mês, 522 casos de Covid-19 foram confirmados em Mariana em 2022, além de dois óbitosA internação dobrou, subindo de quatro para oito pacientes, o que corresponde a 80% de ocupação dos leitos destinados para as pessoas infectadas.

Para se ter ideia, contando todo o mês de dezembro, foram confirmados 137 casos de Covid-19 em Mariana, quase quatro vezes menos que em janeiro de 2022. No último mês do ano passado havia apenas um paciente internado por conta da doença.

FONTE MAIS MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade