26 de abril de 2024 16:13

Vereadora Damires Rinarlly luta pela implementação do centro de referência da mulher em Lafaiete (MG)

A vereadora Damires Rinarlly (PV) está trabalhando desde o início de seu mandato em 2021 para viabilizar a implementação de políticas públicas de proteção à mulher no município.

Em novembro de 2021 ela fez parte da equipe formada de enfretamento à violência contra mulher que inaugurou o “grupo reflexivo dialogar” para conscientizar os homens autores de violência doméstica.

Desde 2021 tem levantamento de dados da violência contra mulher, realizado diversas reuniões e buscado por apoios para implementação do Centro de Referência da Mulher, que busca inaugurar no mês de março de 2022 em Conselheiro Lafaiete.

A vereadora esteve na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para conseguir apoio do Deputado Estadual Glaycon Franco (PV), que encaminhou R$200.000,00 (duzentos mil reais) para o município implementar essa política pública.

Os Centros de Referências da Mulher são espaços de acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que proporcione o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.

O objetivo da intervenção é cessar a situação de violência vivenciada pela mulher atendida sem ferir o seu direito à autodeterminação, mas promovendo meios para que ela fortaleça sua autoestima e tome decisões relativas à situação de violência por ela vivenciada. Ressalta-se que o foco da intervenção do Centro de Referência deve ser o de prevenir futuros atos de agressão e de promover a interrupção do ciclo de violência.

Com o apoio da população, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Deputado Estadual Glaycon Franco, do Prefeito Mário Marcos, Secretária de Desenvolvimento Social Magna Cupertino e demais secretarias, conselhos e servidores a vereadora busca por alcançar essa política pública tão necessária e importante para assegurar os direitos da mulheres lafaietenses.

Segundo a vereadora é preciso lutar por políticas públicas que assegurem e resguardem os direitos das mulheres, principalmente que proteja a mulher vítima de violência doméstica e familiar no nosso município em que possui índices altíssimos de violações de direitos e contextos de violência.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade