20 de abril de 2024 02:42

PIS/PASEP 2022: abono pode ser sacado a partir deste mês; saiba como

A partir do dia 8 de fevereiro serão liberados os valores provenientes do PIS/PASEP ano base 2020. Até o momento, mais de 320 mil trabalhadores ‘esqueceram’ o abono salarial nos cofres dos bancos. 

Ao todo, mais de R$ 208 milhões foram liberados entre julho de 2020 a junho de 2021, mas os titulares não se mobilizaram para reaver as quantias. No entanto, elas estarão novamente disponíveis daqui alguns dias junto ao apanhado do PIS/PASEP relativo ao ano base de 2020. 

Para quem ainda não sabe, o calendário de depósitos é baseado no mês de nascimento do trabalhador se tratando de funcionários da iniciativa privada. Já na situação dos servidores públicos, é considerado o número final da inscrição que compõe um calendário próprio de pagamentos.

Tanto os ‘esquecidos’ quanto os valores atuais do PIS/PASEP ficam disponíveis para saque durante o prazo de cinco anos, sempre junto ao cronograma de pagamentos vigente em cada ano. Ou seja, o trabalhador que deseja resgatar valores antigos e atuais deve se atentar, pois o saque é liberado exclusivamente uma única vez ao ano.

Pela lei, o direito ao PIS/PASEP é concedido aos trabalhadores que:

  • Estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos com carteira assinada no ano-base;
  • Tenham exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Tenham seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

A consulta sobre todas as informações referentes ao abono salarial pode ser feita pelo aplicativo Caixa Trabalhador, da Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. Para quem possui o Cartão Cidadão com senha cadastrada, o saque do PIS/PASEP pode ser feito nos terminais eletrônicos da Caixa Econômica ou em uma casa lotérica. 

Quem não tiver a ferramenta pode receber o benefício por meio do atendimento direto da Caixa, desde que apresente um documento de identificação pessoal com foto. Ainda existe a alternativa de receber a quantia de direito sem sair de casa através da conta poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem.

FONTE FDR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade