O governo municipal trabalha com o propósito de proporcionar saúde e bem-estar aos moradores de Congonhas. Por isso, o prefeito Dinho inaugurou na manhã desta quinta-feira (10), a sala de tomografia e um banco de armazenamento de sangue no Hospital Bom Jesus, tecnicamente chamada como Agência Transfusional.
O tomógrafo computadorizado que já está em funcionamento, tem capacidade para realizar quase mil exames por mês, o que permitirá atender a demanda da cidade e da microrregião de saúde de Congonhas que engloba outros municípios vizinhos.
Ao lado de parte de seu secretariado, de autoridades do legislativo e de funcionários do Hospital, o Prefeito Dinho conheceu as novas instalações e ainda fez a entrega simbólica dos equipamentos de refrigeração e armazenamento de sangue que permitirão a manutenção de um estoque permanente de bolsas de sangue no hospital e, assim, eliminar o tempo de espera dos pacientes que necessitem de uma transfusão sanguínea.
“Há mais de 10 anos a cidade ansiava pela instalação da Agência Transfusional e é com muita satisfação que venho fazer a inauguração destes equipamentos. Também com o tomógrafo vamos facilitar a vida do paciente. Estes dois serviços vão fazer a diferença no tempo de resposta e na qualidade da assistência do Hospital Bom Jesus. Eu acredito que, a partir daqui, vamos reduzir a angustia e o sofrimento de muitas famílias e vamos poder salvar mais vidas e diminuir as sequelas e os inconvenientes que acontecem quando a gente não tem esse tipo de equipamento no nosso sistema de saúde”, enfatizou o prefeito.
De acordo com o Coordenador da Comissão Intergestora do Hospital, Gláucio Ribeiro, os investimentos públicos para a implantação destes dois novos dispositivos de saúde giram em torno de 2 milhões de reais e a manutenção do estoque de bolsas de sangue acontecerá por meio de uma parceria firmada entre o Hospital Bom Jesus e a Fundação Hemominas.
A princípio, não serão realizadas coletas de doações de sangue no Hospital de Congonhas, mas interessados em doar podem procurar o Projeto Sangue Nosso Mais Vida que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e que disponibiliza todo sábado, pela manhã, transporte gratuito de ida e volta para os doadores de Congonhas até bancos de sangue de Belo Horizonte.
A saída acontece sempre da UPA às 6h30 da manhã e o retorno acontece por volta de 12h30. Interessados podem ligar para a coordenadora do projeto, a enfermeira Jane de Paula no telefone: (31) 9785-5705 ou 97140-8474. Para poder participar é importante que as pessoas entrem em contato e façam o agendamento prévio.
Os serviços de tomografia funcionarão de segunda a sábado por meio de agendamento para pacientes com convênio ou particulares e por encaminhamento para pacientes do SUS. Aos domingos serão atendidos casos de urgência e emergência.
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é um método diagnóstico que utiliza imagens reconstruídas por meio de um computador a partir da emissão de vários feixes de raio-X por um tubo que gira em torno do paciente de forma contínua. É um exame realizado para investigar nódulos ou tumores, além de fornecer imagens precisas de vasos pulmonares e cerebrais. O método de detecção de imagens pode ser elencado com muitas variações diagnósticas a fim de analisar inúmeras estruturas corporais, além de ser utilizado como suporte durante diversos procedimentos invasivos. Pode-se realizar o exame com ou sem contraste, com foco em áreas específicas do corpo.
Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas