19 de abril de 2024 01:46

Novo saque do FGTS, veja como vai funcionar, quem recebe e qual o valor

Veja como deve funcionar a nova rodada de saques do FGTS, valores, e quem tem direito

Na última terça-feira (22), em um evento do banco BTG Pactual, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o governo está estudando a liberação de uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), destinado a todos os trabalhadores que possuem saldo nas contas do fundo.

De acordo com declarações de Guedes, o objetivo da liberação de uma nova rodada de saques é para apoiar a população no pagamento de contas, tendo em vista que milhares de trabalhadores estão com dívidas, possuem dinheiro do FGTS, mas não podem utilizá-los para tal finalidade.

“Podemos mobilizar recursos do FGTS porque são fundos privados de pessoas que têm recursos lá e estão passando dificuldades. Às vezes, a pessoa está devendo dinheiro no banco e é credor no FGTS. Por que ele não pode sacar isso e liquidar a dívida no outro lado, no outro banco?”, disse.

Quem vai ter direito ao novo saque do FGTS?

Segundo fala do ministro da Economia Paulo Guedes, todos os trabalhadores brasileiros que possuem saldo nas contas vinculadas ao FGTS, sendo elas contas ativas (emprego atual), e contas inativas (empregos anteriores), vão poder sacar seus devidos valores.

Qual será o valor do novo saque?

Membros da equipe econômica do governo, informaram que até o momento a discussão é liberar novos saques com valores entre R$ 500 e R$ 1.000.

No entanto, a definição dos valores ainda será discutida e será considerada a disponibilidade financeira do fundo, que precisa manter recursos para os saques regulares do programa, que acontece quando o trabalhador resgata os valores em decorrência de uma demissão, daqueles que utilizam o saldo para dar entrada em um imóvel, dentre outros.

Quando o novo saque será liberado?

A liberação de uma nova rodada de saques do FGTS deve ser oficializada em até 20 dias e será disponibilizado assim que o presidente, Jair Bolsonaro assinar uma Medida Provisória (MP) autorizando a liberação dos saques.

O saque será obrigatório?

Não! A nova modalidade de saques será opcional, assim, caso o trabalhador não tenha interesse em realizar o saque, basta não realizar nenhuma operação que o dinheiro retornará automaticamente para as contas do fundo.

Como consultar meu saldo para saber se vou ter direito?

Para consultar o saldo o processo é simples, basta acessar alguma das plataformas a seguir:

Confira o passo a passo para realizar a consulta do saldo pelo aplicativo

  • Acesse o aplicativo e clique em “Entrar no aplicativo”;
  • Será exibido a frase “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar sessão”; vá em “Continuar”;
  • Informe seu CPF, vá em “Não sou um robô”, selecione as imagens pedidas e vá em “Verificar”; em seguida, clique em “Próximo”;
  • Informe sua senha e vá em “Entrar”; caso não se lembre, clique em “Recuperar senha”;
  • O solicitará que você cadastre uma conta bancária, caso não queira fazer isso, vá em “Voltar para a tela inicial”;
  • Na tela inicial, serão exibidas informações relativas às empresas onde você trabalhou;
  • O saldo de valores da empresa atual ou da última empresa em que você trabalhou será exibida no topo da tela; é a primeira; clique sobre ela para ver as movimentações;
  • Para salvar as informações, clique em “Gerar extrato PDF” e salve em seu celular;
  • Para consultar todas as empresas nas quais trabalhou, vá em “Ver todas as suas contas”;
  • Por fim, o último depósito bancário estará informado na tela inicial, em um quadro cinza.

FONTE JORNAL CONTÁBIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade