16 de abril de 2024 20:52

Revisão do INSS: 10,9 mil segurados receberão atrasados em maio

Acordo entre o INSS e o Ministério Público visa reparar erros cometidos no cálculo de benefícios entre 2002 e 2009

Um acordo entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério Público vai beneficiar mais de 10,9 mil aposentados, pensionistas e outros segurados. O último lote da chamada revisão dos auxílios será pago entre os dias 1º e 7 de maio.

Em 2012, as entidades entraram em consenso sobre o pagamento da valores de benefícios que foram calculados indevidamente. Entre 2022 e 2009, o INSS descartou as 20% menores contribuições no cálculo do auxílio de milhares de pessoas.

Agora, o Instituto vai pagar essa diferença aos segurados que tinham até 45 anos em abril de 2012, não recebiam mais o auxílio calculado com erro e tinham atrasados a partir de R$ 6.000,01.

Para fazer o cálculo correto, o INSS deveria ter corrigido todos os salários, em seguida organizado os valores na ordem do maior para o menor, e só então descartado os 20% menores. Assim, a média salarial consideraria os os 80% maiores salários de contribuição.

A ação beneficia segurados que recebem auxílio por doenças, acidentes, aposentadoria por invalidez ou pensão por morte derivada de benefícios com erro.

Como consultar os valores

A consulta ficará disponível a partir de abril, pelo site meu.inss.gov.br, aplicativo Meu INSS (Android e iOS) ou telefone 135. Veja como fazer a consulta pelo app:

  • Baixe o aplicativo Meu INSS;
  • Informe o CPF e a senha;
  • Na barra superior em azul, clique em “Do que você precisa”;
  • Digite a palavra “revisão” e toque na opção “Revisão de Benefício – artigo 29”;
  • Aperte em “Consultar Revisão de Benefício Artigo 29”.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade