24 de abril de 2024 08:39

Domingo (13) será marcado por peregrinação e missa a Santa Manoelina dos Coqueiros

Em comemoração ao dia de “Santa” Manoelina dos Coqueiros (14 de março), acontece neste domingo (13), em Entre Rios de Minas, uma peregrinação saindo da praça Cel. Joaquim Resende até sua casa no Retiro Velho, onde será celebrada uma missa campal.  A inscrição para participar e garantir vaga no ônibus é gratuita e está sendo feita no Espaço Descubra Entre Rios, ao lado da Matriz. A aquisição da camisa (R$25,00) é opcional e a renda será revertida para a APADEQ “Vale da Luz”, entidade que acolhe e trata dependentes químicos, em funcionamento no bairro Castro. Além dos caminhantes, ciclistas também vão participar e a saída está prevista para às 6:30 h. Já o ônibus partirá da praça às 9:30 h. 

Retiro Velho, localizado na zona rural de Coqueiros, dista 12 km do centro de Entre Rios de Minas pela MG – 270, sentido Desterro de Entre Rios. O trajeto da peregrinação passará pelas zonas rurais de Faleiros, Dois Córregos, Alto do Madruga, descendo à direita até o asfalto da MG- 270 dando acesso à entrada para o Retiro Velho à esquerda e totalizando um percurso de 20 km por estrada de terra. Praticamente uma meia maratona! Haverá uma VAN como carro de apoio.

O evento, realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, conta com o apoio do grupo de voluntários do projeto para resgate da história de Manoelina Maria de Jesus, mais conhecida por “Santa Manoelina dos Coqueiros”, iniciado em 2018; da ACER – Associação de Ciclismo de Entre Rios; e de Maurílio de Oliveira Resende, proprietário do local onde está situada a casa onde morava Manoelina.

Feriado

A cidade de Crucilândia, para onde Manoelina se mudou em abril de 1931 e está sepultada (faleceu em 1960), também irá homenageá-la. O Projeto de Lei nº 1.229/2021, de autoria do prefeito Laercio de Souza, instituiu a data de 14 de março (quando ela faleceu) como o “Dia da Virgem Manoelina”, passando a fazer parte do calendário de feriados municipais a partir deste ano. Entre Rios de Minas, desde 2018, também celebra o 14 de março como “Dia de Santa Manoelina”, porém ainda de maneira não oficial.

Resgatando um pouco da história

Manoelina Maria de Jesus (1911-1960), moça simples, analfabeta, pobre, fervorosa, católica, gostava de cantar “benditos” (cantos religiosos com que são acompanhadas as procissões). Aos 19 anos, nos idos de outubro de 1930, sob inspiração divina, começou a realizar “milagres” em sua casa no Retiro Velho, atraindo milhares de pessoas de todo país e até do exterior, que vinham em busca de cura para males físicos e “da alma”.

Em abril de 1931, mudou-se com toda a família (pais e 16 irmãos) para Dom Silvério – distrito de Bonfim(MG) e, tempos depois, para a localidade denominada Capão, em Crucilândia, onde continuou recebendo a visita de inúmeros romeiros. Até hoje, sua sepultura é muito visitada. Em reconhecimento por sua fervorosa fé e dedicação ao próximo, além dos vários relatos de graças alcançadas por sua intercessão, há um processo pedindo a sua beatificação aberto na Arquidiocese de Belo Horizonte, pelas mãos do bispo auxiliar Dom Vicente Ferreira, que inclusive irá celebrar a missa em Crucilândia, no feriado do dia 14, homenageando “Santa” Manoelina.

https://youtu.be/WMhPIo9cwjU

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade