18 de abril de 2024 23:10

Teste de sirene da Vale interdita trânsito em rodovia da região

As Defesas Civis estadual e municipal de Belo Vale, com o apoio da Vale, realizarão na manhã desta terça-feira (15/03), às 10h, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Marés I e II, da mina de Fábrica, em Belo Vale. Cerca de 25 pessoas devem participar da atividade preventiva.

No horário do simulado, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência.

Trânsito

Como medida preventiva, durante a execução das atividades haverá interdição temporária do trânsito de veículos na rodovia MG-442, próximo ao Restaurante Pé da Serra.

A Vale informa que não houve alteração na condição de segurança das estruturas. A barragem Marés I teve seu nível 1 de emergência encerrado em dezembro de 2021, obtendo Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Marés II permanece em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade