26 de abril de 2024 14:03

URGENTE: aeroporto Bandeirinhas está perto de fechar e administrador dispara: ” a prefeitura só atrapalha. Será o maior retrocesso”

Lafaiete está na iminência de perder um de seus mais importantes equipamentos logísticos com ligação com o Brasil e poder ficar ilhado na via área. Os prejuízos para a economia regional e mineira serão desastrosos em todos os sentidos, principalmente com perda de investimentos e empregos.

Com suas atividades suspensas por falta de estrutura e segurança desde 4 de setembro de 2021 encerrou no dia 4 de março deste ano o prazo para regularização do Aeroporto das Bandeirinhas junto a Secretaria Nacional de Aviação e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil.

Em 2016, o Estado e o Governo Federal assinaram um convênio e submeteram a apreciação do Município em função de um novo plano de aviação em torno dos aeródromos, chamado “Plano de Zona de Proteção de Aeródromo (PZPA) que é exigido pela ANAC.

Com isso o Governo Federal repassou ao Município para sua concordância e assinatura para que ele assuma a direção e autonomia do equipamento
Porém depois de sucessivas reuniões e contatos, o Município até o momento não assinou o convênio assumindo o aeroporto.

“Desde então o Município está inoperante tomando atitudes e ações equivocadas. Será uma perda irreparável para Lafaiete. Um retrocesso por falta de protagonismo. Estão de novo envolvendo nas discussões o Estado quando ele já devolveu o equipamento para que o Município opere o aeroporto. São erros grosseiros seguidos”, destacou o Francisco Resende Paula, administrador do local há 35 anos.

Segundo ele, Lafaiete está correndo o risco de perder o aeroporto. “Lafaiete pode perder a homologação do aeroporto junto aos órgãos federais e a suspensão definitiva de operação. Depois disso não adianta reclamar”, assegurou, criticando a letargia e excesso de burocracia da prefeitura em buscar uma solução definitiva e garantir o funcionamento do aeroporto.

Sem o equipamento, para Chiquinho, Lafaiete está riscada do mapa do investimento. “Temos um grande potencial de negócios com ferrovia, gás, rodovia, mas sem o aeroporto nossa cidade perde a competividade em relação às outras cidades para atrair investimentos”, assinalou.

Sem estrutura

Já dura mais de 10 anos o problema dos problemas estruturas do aeroporto como a precariedade da pista, falta de sinalização como também cercamento que oferece risco de invasão de animais de grande porte.

“Por diversas vezes a ANAC ameaçou fechar o aeroporto e agora será definitiva e irreversível. Caso isso ocorra, Lafaiete não terá mais um aeroporto”, alertou Chiquinho.

Chiquinho citou a importância do equipamento para a economia regional como também em atividades de emergência como combate a incêndios em parques estaduais. “O Aeroporto é utilizado para diversas atividades comerciais e até para ajudar nos combates a incêndios em diversos parques. Infelizmente não faltou boa vontade da nossa parte e esbarramos na decisão da prefeitura em assinar o convênio”, finalizou.

O Outro lado

Nossa reportagem questionou a prefeitura sobre a demora na solução do problema do aeroporto e aguarda as respostas.

Leia mais:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade