Documento atualizado e reformulado será emitido a partir de 1º de junho. Descubra se será preciso fazer a troca imediata
É oficial! O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitido a partir do dia 1º de junho de 2022. Por meio da resolução nº 86, a novidade foi anunciada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas o que muda para o condutor?
De acordo com o órgão, não será preciso trocar o documento de forma imediata para o novo modelo. Isso poderá ser feito à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via da habilitação.
A novidade é que o documento poderá ser expedido de forma física, digital ou ambos. Conforme traz a resolução, a escolha ficará a critério do condutor.
O que muda na nova CNH?
A nova carteira de motorista brasileira será predominantemente nas cores verde e amarelo. Além disso, ela terá uma tabela criada para identificar os tipos de veículos dos quais o cidadão está apto a pilotar.
Neste caso, na primeira coluna estará a categoria da CNH e na frente haverá uma imagem do automóvel, bem como a indicação que dirá se a pessoa está habilitada a conduzir aquele tipo de veículo.
Veja na imagem abaixo:
Outra novidade mostrará se o motorista possui somente permissão para dirigir através da letra “P” ou se ele já conta com a CNH definitiva, neste caso representada pela letra “D”.
O novo modelo também informará se o condutor faz uso da CNH para fins profissionais, havendo inclusive um campo destinado à eventuais restrições médicas e de saúde.
Por fim, a nova CNH mantém o modelo de verificação via QR, disponível desde 2017. Assim como é feito hoje, o código armazenará todas as informações relacionadas ao documento, como a foto do motorista, por exemplo.
FONTE EDITAL CONCURSOS