26 de abril de 2024 16:02

Projeto de Glaycon Franco valoriza o método de fabricação de cachaças do Vale do Piranga

Minas Gerais é conhecido por ser o maior estado produtor de cachaça em alambique do Brasil. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas (Seapa), são 200 milhões de litros por ano, o que representa 50% da produção nacional. Para fazer uma boa cachaça, contudo, é preciso conhecer as técnicas, respeitar o meio ambiente. Uma boa cachaça não surge apenas em fórmulas matemáticas e químicas.

Em 2021, o deputado Glaycon Franco apresentou o Projeto de Lei 3321 – que reconhece como de relevante interesse cultural de Minas Gerais, o método de fabricação da cachaça do Vale do Piranga. Dia 29 último, o projeto foi avaliado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em breve, será analisado pelos parlamentares da Comissão de Cultura da Casa.

Além de Piranga, vários municípios na região estão envolvidos neste projeto de lei, tais como Rio Espera, Alto Rio Doce, Presidente Bernardes, Guaraciaba, Itaverava (que sedia a maior fábrica de alambiques da América Latina – Alambiques Santa Efigênia). Além de tradição e cultura, a produção de cachaça em Minas também representa o ganha pão de boa parte da população. A atividade no estado gera mais de 100 mil empregos diretos e cerca de 300 mil indiretos.

Votações na ALMG

Em Reunião Extraordinária no Plenário da Assembleia Legislativa na última quarta-feira (06), 31 proposições foram votadas. Com voto favorável do deputado Glaycon Franco, algumas delas impactam positivamente a vida dos cidadãos, como o Projeto de Lei 350/19, que garante gratuidade na realização do teste do olhinho em crianças para identificação de problemas oculares.

Outro projeto de lei aprovado foi o 3.263/2021, que introduz no Estado a metodologia de valoração do patrimônio natural como PIB Verde, de autoria do deputado estadual Agostinho Patrus e que contou com o voto favorável de Glaycon Franco.

Além destes, outras proposições aprovadas tratam de avanços nas áreas de Direitos Humanos, como a adoção de moradia como 1ª etapa da Política Estadual de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua (PL 5.476/18); e de Habitação, na incorporação de mulheres em violência doméstica e chefes de família como beneficiárias do Fundo Estadual de Habitação (FEH) (PL 1.544/20).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade