28 de março de 2024 10:49

Pré-candidatos discutem situação de clínica de hemodiálise

Os pré-candidatos Aloísio Rezende (estadual) e Divino Pereira (federal) se encontraram para discutir a situação deficitária e viabilizar alternativas para o pleno funcionamento da Clínica de Hemodiálise Santo Antônio, situada em Lafaiete (MG), que atende mais de 18 municípios da região, em funcionamento há pelos menos 28 anos.

Há cerca de 30 dias, a direção divulgou uma nota pública expressando a dificuldade financeira em manter a entidade particular, a única da região que presta serviço aos pacientes com insuficiência renal crônica.

Hoje cerca de 172 assistidos recebem o tratamento de hemodiálise em sua maioria hipertensos e diabéticos. A manutenção da clínica é feita pelo SUS, mas a baixa custo da tabela vem inviabilizando financeiramente a entidade. O tratamento é considerado de “alto custo”. O último reajuste na tabela do Ministério da Saúde foi em 2017.

“É um serviço essencial sem o qual os pacientes não estariam vivos. É um grupo da população que merece conforto de dialisar perto de suas casas, pois após as sessões geralmente ficam debitados”, considerou Aloísio Rezende.
Ele informou que buscará recursos via emenda parlamentar para clínica.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade