28 de março de 2024 22:00

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar valores do 13º salário

Em março, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto autorizando a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Nesta semana, a instituição liberou a consulta do extrato com valores e datas de pagamento. O processo pode ser realizado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o pagamento do 13º salário injetará mais de R$ 56 bilhões na economia, sendo R$ 28,35 bilhões reservados para a primeira parcela. Este valor será pago entre o fim de abril e o início de maio, enquanto a segunda parcela será paga no fim de maio e início de junho.

Vale ressaltar que este será o terceiro ano consecutivo em que os segurados do instituto receberão o 13º antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento foi antecipado por conta da pandemia.

Dessa forma, é necessário pontuar que, com exceção dos beneficiários que começaram a receber em janeiro, a maioria dos aposentados e pensionistas receberão somente metade do valor do 13º na primeira parcela. O grupo restante terá o valor calculado proporcionalmente. 

Além disso, o Ministério do Trabalho esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também receberão um valor menor do salário, calculado de acordo com a duração do benefício. 

No entanto, a lei ressalta que os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito ao 13º salário.

Como consultar informações do 13º salário do INSS

Para verificar seu extrato do INSS com valores do 13º, é preciso ter uma conta no portal Gov.br. É com esta senha que você fará o login no portal “Meu INSS”. Assim, confira abaixo como consultar informações do 13º no site e no aplicativo.

Site

  1. Acesse o site;
  2. No menu superior direito, vá em “Serviços”;
  3. Clique na opção “Extratos/certidões/declarações”;
  4. No próximo menu, selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
  5. Em seguida, clique no calendário e aguarde ser exibida a relação de pagamentos. 

Aplicativo

  1. Acesse o aplicativo com sua senha criada no Gov.br;
  2. Clique no menu principal, os três pontos ou barras no alto da tela;
  3. Selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
  4. Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
  5. A tela exibirá o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;

Além da consulta ao extrato de pagamentos, é possível realizar outras solicitações online, pelo site ou app.

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