A demonstração e oferta de cuidados aos trabalhadores além do tradicional combo: plano de saúde e vale refeição, pode ser a maneira perfeita para as empresas se destacarem no mercado, além de promover um ambiente de trabalho saudável e atrativo. Este cenário pode ser retratado através da concessão de novos tipos de benefícios. Entenda!
Um exemplo que pode retratar o cenário mencionado acima é o da executiva Salma Bakhit, que sempre teve o desejo de ser mãe, mas a carreira corporativa impediu que ela concretizasse o plano no momento desejado. Quando ela finalmente iniciou o processo de adoção da filha, em setembro de 2019, ela foi uma das primeiras trabalhadoras a se beneficiar do Projeto Adoção.
Este é um dos benefícios que compõem a iniciativa da farmacêutica MSD no Brasil. Além do Projeto Adoção, a empresa também oferece apoio psicológico e jurídico, bem como um benefício em dinheiro no valor de R$ 15 mil. O montante deve ser usado para cobrir as despesas associadas ao processo.
De acordo com a diretora médica executiva na América Latina, apenas o fato de a empresa se preocupar em criar uma política específica para o tema já é um forte indício sobre como ela trata os colaboradores.
“Mas quando qualquer tipo de adoção é respeitada, no meu caso, adotei sozinha uma criança adolescente, você sente o real valor da inclusão. Receber esse apoio me ajudou a suportar os momentos mais difíceis da adoção no meio da pandemia”, contou Salma Bakhit.
A história de Salma é um verdadeiro exemplo de como algumas empresas da atualidade têm se preocupado com a oferta de benefícios reais aos colaboradores. Este é o tipo de estratégia que as destacam no quesito de ambiente de trabalho saudável e atrativo, além de evidenciar a proximidade com os clientes.
Em resposta, a diretora de RH da MSD, Elisa Mendoza, explicou que a adesão a benefícios e demais iniciativas como essa, têm o papel de fortalecer a empresa como marca empregadora, além de esclarecer para os funcionários que eles são o principal ativo da corporação.
Influência da tecnologia na criação de benefícios
Visando oferecer cuidados que se destacam, várias empresas decidiram recorrer a soluções de pronta entrega tecnológica. Por exemplo, tempos atrás, a concessão de benefícios extras tinha por consequência, uma operação complexa por parte da equipe de Recursos Humanos. No entanto, a tecnologia veio para fazer este tipo de mudança.
“A tecnologia facilita a maneira como as pessoas buscam e utilizam produtos e serviços”, completou a VP de Creditas @Work, Viviane Sales. A empresa é uma plataforma digital de benefícios e soluções financeiras corporativas, que inovou na oferta do adiantamento salarial para a empresa e começou a operar com o PIX, alavancando o número de pedidos.
Outra empresa que se destaca na oferta de benefícios inovadores é a startup Férias&Co. Na prática, as empresas clientes fazem um investimento mensal através de uma colaboração no valor médio de R$ 100.
A quantia é uma poupança para que os funcionários façam reservas de passagens e hospedagens na plataforma. Se desejarem, os trabalhadores também podem usar o crédito depositado pelo empregador além da possibilidade de o funcionário adicionar extras.
Principais benefícios dos trabalhadores
Legalmente, os trabalhadores já possuem uma série de benefícios concedidos a quem presta serviços pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Embora a liberação de cada um deles esteja condicionada ao cumprimento de critérios específicos, os direitos são assegurados por lei. Confira os principais a seguir:
- Registro na carteira de trabalho;
- Remuneração mensal;
- FGTS;
- Férias;
- 1/3 das férias;
- Seguro desemprego;
- Vale-transporte;
- Aviso prévio;
- Previdência Social;
- Abono salarial;
- Descanso semanal remunerado;
- Salário família;
No entanto, de acordo com cada perfil, a empresa é livre para oferecer tantos outros benefícios quanto achar viável e tiver capacidade. É o caso dos planos de saúde, vale-alimentação/refeição, day off no dia do aniversário, auxílio creche, gympass e muito mais.
FONTE FDR