28 de março de 2024 22:14

10 razões para conhecer Capitólio, em Minas Gerais

A cidade de Capitólio (MG), localizada nas proximidades da Serra da Canastra, é um agradabilíssimo polo turístico de Minas Gerais. Lá, o visitante poderá contemplar as belezas naturais, fazer trilhas, degustar as delícias da culinária local e muito mais.  Se você busca tirar o máximo proveito do contato com a natureza e marcou viagem para o município mineiro, ótimo: você trará excelentes recordações. Caso ainda esteja na dúvida, não pense duas vezes.

O esplêndido cenário natural possui cânions com mais de 20 metros de altura da represa de furnas, cachoeiras, grutas e exuberante vegetação. Pronto para passear de lancha, escunas e desbravar esse paraíso do maior estado do região sudeste? O Viajali apresenta 10 razões para você conhecer Capitólio e conferir de perto todas essas maravilhas mineiras.

1. Em Capitólio, você pode passear de barco pelo Lago de Furnas

Obba Coema

OBBA COEMA

Identificado como o ‘Mar de Minas’, o  lago artificial de furnas tem 1440 km² e está entre os mais extensos do mundo. É maravilhoso passear por ele de escuna, lancha, catamarã e apreciar os cânions, as quedas d’águas e as piscinas naturais do entorno. As pousadas da região promovem esses passeios pelas embarcações. Dá uma olhada nesse visual e responda: vale ou não vale a pena?

2. E mergulhar na Cachoeira Lagoa Azul

Pinterest

PINTEREST

Você gosta de conferir de pertinho e banhar-se em lindas quedas d’água? Então deverá conhecer a convidativa Cachoeira Lagoa Azul, que forma uma piscina de águas marcadas por tons azuis e esverdeados, onde o visitante poderá se refrescar a vontade. Nas proximidades há um restaurante para repor as energia e satisfazer o paladar, é claro!

3. Que tal subir o Morro do Chapéu?

Visite Minas

VISITE MINAS

Os adeptos do montanhismo, trilhas,  montain bike ou até quem topa passar por qualquer esforço físico para ser recompensado com o visual,  poderá subir o Morro do Chapéu, que com seus 1293 metros, é um dos locais mais altos de Capitólio. No ponto alto do morro, há diferentes espécies de animais, muitas flores e algumas nascentes de rio, sem contar que a vista da área urbana de Capitólio e do Lago de Furnas é de tirar o fôlego. Aventura, calmaria e muitos registros fotográficos: não deixe essa escalada de fora do seu passeio!

4. Em Capitólio você vai conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra

Ze Viagem

ZE VIAGEM

O Parque Nacional da Serra da Canastra possui uma das reservas naturais mais bonitas do Brasil. Além da fauna e flora em seus tons mais exuberantes, a região tem cachoeiras com mais de 100 metros de altura – entre elas a cachoeira Casca D’anta com incríveis 180 metros – e é onde está localizada a nascente do famoso Rio São Francisco.

Se você está cansado da vida urbana e quer sentir a natureza pura, viva e suntuosa, não pode deixar de visitar esse parque, que é um verdadeiro orgulho nacional.

5. Os fãs de trekking têm muita atividade em Capitólio

Panoramio

PANORAMIO

É claro que na belíssima região de terrenos acidentados opções de trilhas não faltam. E a trilha do sol é, sem dúvidas, um dos lugares mais especiais de Capitólio: os caminhos bem sinalizados são preenchidos por belas vegetações e algumas quedas d’águas, a mais famosa delas é a Cachoeira do Grito.

6. Admire-se com o Balneário Escarpas do Lago

Receptivo

RECEPTIVO

O Balneário escarpas do Lago possui uma enorme marina fluvial, considerada a maior da América Latina. Os passeios de lanchas pela límpida praia de água doce entre os cânions de Capitólio são imperdíveis. Nessa região há centenas de casas de veraneio, lindas e luxuosas.

7. Divirta-se na trilha dos macacos

Hotel Engenho da Serra

HOTEL ENGENHO DA SERRA

Como o próprio nome sugere, na trilha há vários macacos pendurados em galhos de árvores e outros bichos como preás, gambás, lontras e uma infinidade de borboletas e pássaros. É super divertido curtir uma trilha – ou mesmo fazer um passeio de leve com as crianças – pela mata preservada, onde a vida animal dá o ar da graça.

8. A Cascata Eco Parque tem muito a oferecer

Cachoeiras e Cascatas

CACHOEIRAS E CASCATAS

Situado próximo à BR MG050, o Cascata Eco Parque é outro show de belezas naturais de Capitólio, mas é válido ficar atento ao ponto alto da atração: uma trilha em que na ida o visitante passa por cima de cachoeiras e, na volta, por dentro delas e por irresistíveis piscinas naturais. Imagina como são bons esses banhos refrescantes em dias bem ensolarados!

9. Tome um banho delicioso na Cachoeira do Lobo

Panoramio

PANORAMIO

Localizada na área da pousada e camping do Lobo, a cachoeira tem cerca de 15 metros de altura e a água é verdinha. Há uma cobrança de 10 reais por pessoa para acessá-la e o valor é utilizado para a manutenção e preservação da área. A foto já dá uma mostra de que o valor é muito baixo pelo tanto que você irá se divertir.

10. A culinária local é divina

Ronco do Bugio

RONCO DO BUGIO

Relacionar Minas Gerais com comidas deliciosas é um algo comum e inescapável, pois quem já visitou o estado sabe que é um dos principais centros gastronômicos do país. É claro que a culinária de Capitólio é incrível e, depois de tantos passeios, você não pode deixar de apreciar deliciosos pratos à base de peixe nos diferentes restaurantes da cidade.

Uma dica: escolha a tilápia com queijo e uma traíra desossada com arroz à grega e batata frita. Se sua preferência for outra, fica tranquilo, afinal, assim como diversão, comida boa não falta em Capitólio.

FONTE VIAJALI

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade