Selecionamos 27 dicas de mirantes com paisagens incríveis em Minas pra você conferir de perto.
Não é difícil encontrar uma paisagem diferenciada em Minas que você precise conhecer. Vendo no feed do @visiteminasgerais, então, a gente fica passando vontade de dar um check em tudo, pode admitir.
Tem mirantes naturais, como em picos e topos de morros e cachoeiras, tem mirantes construídos estrategicamente, dando a dica de “vem aqui ver isso”. Seja na natureza ou na cidade, a visão normalmente é de tirar o fôlego.
Espia aí essas dicas de mirantes em paisagens naturais e urbanas por Minas Gerais, se você estiver de passagem por qualquer uma dessas cidades, não perca a oportunidade de dar uma espiada.
É bonito demais da conta!
Mirantes para contemplar a natureza
Mirante dos cânions de Furnas
O mirante dos cânions de Furnas é, certamente, um dos pontos turísticos mais visitados por quem vai conhecer a região. A paisagem é inesquecível.
Pico da Bandeira
“Tá” aí um mirante natural de respeito. O Pico da Bandeira é o terceiro maior pico do Brasil, e o pico mais alto de Minas Gerais, com 2.892 metros de altitude. Essa visão privilegiada é pra quem está em dia com os exercícios físicos, da portaria do parque são 14 km ida e volta.
Muitos vão até o pico para assistir o espetacular nascer do sol acima das nuvens.
Mirante da Cachoeira do Tabuleiro
Bem em frente à maior cachoeira de Minas Gerais existe um excelente ponto para admirar os 273 metros de queda da maior cachoeira mineira, a Cachoeira do Tabuleiro. Lindíssima. E, claro, também é possível conhecer a parte alta da cachoeira, aí vai do seu preparo físico.
Serra da Piedade
A Serra da Piedade é um lugar especial, de espiritualidade e contemplação. A 1.746 metro de altitude, a beleza cênica da região se complementa com a singela Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade, considerada a menor basílica do mundo.
Mirante do Parque Estadual do Rio Doce
Após a subida de uma longa escadaria está a recompensa: a belíssima paisagem de uma das mais de 40 lagoas que formam o terceiro maior complexo de lagoas do Brasil, no Parque Estadual do Rio Doce.
Mirante do Bem
O Mirante do Bem foi construído no Parque Nacional da Serra do Cipó pra linda paisagem do Circuito das Lagoas não passar despercebida. Difícil mesmo não querer ver essa paisagem lá de cima. A trilha até o mirante é curtinha, saindo da portaria, cerca de 300 metros.
Topo do Mundo
No topo da Serra da Moeda está um cartão postal da região de Brumadinho. O local conhecido como Topo do Mundo fica a 1.500 metros e é ideal para assistir um belíssimo por do sol.
Pico da Lapinha
Lapinha da Serra é perfeita e todo mundo pode provar. A vista do Pico da Lapinha proporciona ver a perfeição da natureza que rodeia o povoado. Todo o esforço de subir a trilha é recompensador.
Morro Redondo
O Morro Redondo é um daqueles achados. Você sobe uma pequena trilha, sem esperar muito, e lá do alto se depara com uma paisagem que surpreende e te enche de paz. É também super recomendado para assistir o nascer ou por do sol.
Casa da Pirâmide
A Casa da Pirâmide é um ícone da cidade de São Thomé das Letras, um dos lugares mais queridos entre os turistas que buscam o misticismo da cidade. A vista do vale nesse ponto é muito indicada. Experimente ir pra ver o por do sol.
Onde visitar: Parque Municipal Antônio Rosa – Bairro Alto do Cruzeiro, São Thomé das Letras.
Parte Alta da Cachoeira Casca D’Anta
A Cachoeira Casca D’Anta é a segunda maior cachoeira mineira. Localizada na exuberante região do Parque Nacional da Serra da Canastra, permite conhecer primeira queda d’água do Velho Chico lá do alto.
Mirante de Santo Hilário
Santo Hilário é um distrito de Pimenta, cidade banhada pelo mar de Minas, o Lago de Furnas. As ruínas de um antigo hotel abandonado funcionam como um excelente mirante da região. Desse ponto é possível fazer fotos incríveis como Lago de Furnas como protagonista.
Chapada do Abanador
Com esse nome poucas pessoas saberão do que estamos falando. Mas se disser Muralha de Carrancas ou, ainda, o “Monte Roraima” da novela Império, aí sim você reconhecerá o atrativo. Sim, o a muralha de Carrancas fez o papel do Monte Roraima. Muito global, ela.
Ah, pra chegar até lá é importante estar preparado para uma trilha de cerca de 23 km, ida e volta, sob o sol.
Onde visitar: Zona rural de Carrancas, trilha de 23 km, ida e volta, partindo da Cachoeira da Zilda.
Mirante do Morro Caxambu
Mirante do Morro Caxambu é possível ver a beleza da Serra da Mantiqueira e também da cidade de Caxambu. O interessante é que você pode optar por subir pelo teleférico.
Mirante Serra do Gandarela
Bem na Serra do Gandarela, um dos pontos mais altos da região metropolitana de Belo Horizonte, está o Mirante Serra do Gandarela, a 1.665 metros de altitude. É o ponto mais alto da cidade de Rio Acima.
Mirante Eu Amo Canastra
Nova atração da região da Serra da Canastra, vale a pena dar um pulo para garantir uma linda foto com o paredão que dá nome à região ao fundo.
Pedra do Mirante
Da Pedra do Mirante é possível ver a imensidão da represa de Três Marias, quase um mar, criado a partir do represamento das águas do rio São Francisco.
Mirante Morro dos Veados
O Mirante Morro dos Veados fica no Parque Estadual Serra do Rola Moça. É um visual incrível.
Onde visitar: Estrada p/ Casa Branca, s/n, Brumadinho.
Mirante da BR 040
Essa dica é pra quem está perto de Juiz de Fora. O Mirante da BR-040, a 10 km da cidade, é um dos pontos turísticos da região. Vale a parada para apreciar a beleza da região.
Mirantes em paisagens urbanas
Pico da Ibituruna
Do alto do Pico da Ibituruna é possível ver o Rio Doce cortando a cidade de Governador Valadares. No local é muito procurado por praticantes de esportes de aventura, como saltos de paraglider e asa delta, além de escalada e trekking.
Mirante do Mangabeiras
Próximo à Serra do Curral está o Mirante do Mangabeiras. Uma boa pedida pra quem quer ver a grandiosidade da capital mineira. Tem até lunetas para apreciar a área urbana. De lá dá pra ver pontos bem distantes da cidade, como o Mineirão.
Mirantes do Parque Serra do Curral
O Parque Serra do Curral possui 10 mirantes, com a diferença que pra chegar a eles você tem um agradável contato com a natureza, sem sair da capital mineira.
Mirante de Arte Urbana da Rua Sapucaí
No coração de Belo Horizonte está o Mirante de Arte Urbana da Sapucaí, considerado o primeiro mirante de arte urbana do mundo.
Mirante Morro do Cristo
O ponto mais alto de Juiz de Fora abriga uma imagem de Cristo, e marca o ponto ideal para ter uma visão completa da cidade da Zona da Mata mineira.
Serra São Domingos
Bem no alto da Serra São Domingos está uma das visões mais bonitas de Poços de Caldas. Ali é um mix de paisagem natural e cultural, depende pra onde você olha.
Mirante JK
A paisagem da Pampulha é belíssima, ninguém discorda disso. De vários pontos da orla da lagoa da Pampulha é possível ter acesso a visadas da bela paisagem da região.
O Mirante JK é um deles. Abriga esculturas que homenageiam a genialidade dos envolvidos na criação da paisagem da Pampulha: Juscelino Kubitschek , Oscar Niemeyer, Burle Marx e Cândido Portinari.
Mirante do Cristo
A 1.400 metros de altitude está o Mirante do Cristo, em que é possível avistar toda a cidade de Bueno Brandão e a natureza a sua volta.
Muitas dicas, não? Mas a gente sabe que, com certeza, tem muitos outros mirantes belíssimos a serem conhecidos. Como nosso blog é colaborativo, deixamos aqui um abertura pra você participar diretamente da construção do nosso hall de mirantes imperdíveis. Dê a sua dica de mirante aqui mesmo nos comentários. Os 3 que não estiverem na nossa lista e mais se repetirem vão completar nossa lista de mirantes com as dicas bônus dos leitores do Daqui de Minas.
Valendo!
FONTE MINAS GERAIS