27 de abril de 2024 18:31

Cidades turísticas de Minas Gerais: 15 destinos mineiros imperdíveis

As cidades turísticas de Minas Gerais são cheias de história, cultura e belezas naturais. A terra do pão de queijo e da cachaça reserva experiências únicas e muito enriquecedoras aos seus turistas. Sem contar o povo mineiro que é famoso pela sua simpatia e receptividade. Vem com a gente e se encante com a riqueza desse destino surpreendente no sudeste brasileiro.

Cidades turísticas de Minas Gerais: história e natureza

Não é à toa que Minas Gerais é um dos estados mais visitados pelos turistas no Brasil.

Suas cidades bem antigas contam a história do país por meio de seus edifícios, mansões e igrejas datadas do período colonial. 

Muitos destes locais são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tamanha importância para o país.

Sem contar que as belezas naturais tornam a região ainda mais exuberante. Por lá, cânions, cachoeiras, montanhas e vales completam a paisagem mineira. 

Qual o clima de Minas Gerais?

Clima das Cidades turísticas de Minas Gerais
Fonte: Pixabay

Antes de definir as melhores cidades turísticas de Minas Gerais, é sempre bom saber como é o clima da região para assim definir o período ideal para a sua viagem. 

O clima do estado é considerado tropical de altitude com temperaturas que variam de acordo com cada região, afinal, Minas tem uma extensão territorial bem significativa.

No verão, as temperaturas máximas ficam em torno de 30°C com grande incidência de chuva. 

Já na primavera, elas podem variar entre 14°C e 28°C, tornando o clima bem mais agradável para passeios ao ar livre. Já no outono e inverno, as temperaturas podem variar entre 13°C e 20°C.

Quando conhecer as cidades turísticas de Minas Gerais?

Com tantas atrações turísticas, determinar o período ideal para visitar o estado dependerá do tipo de viagem que pretende ter. 

Para quem quer apreciar o friozinho mineiro das montanhas, a melhor época é durante o outono e inverno, pois as cidades ficam ainda mais encantadoras e aconchegantes.

Mas se quer conhecer cidades turísticas de Minas Gerais com cachoeiras, por exemplo, a primavera e verão são as temporadas ideais para uma programação ao ar livre. 

Mas lembre-se: o verão brasileiro é muito quente e marcado por chuvas pontuais. Então, é sempre bom levar um guarda-chuva.

Passagens aéreas para Minas Gerais

Para conhecer as melhores cidades de Minas Gerais, nada melhor do que encontrar passagens aéreas com ótimos preços, não é mesmo?

Se quer economizar, uma dica é fazer as suas buscas em nosso site verificador, Passagens Promo, que oferece os preços mais baixos do mercado, além de promoções e descontos.

Quer promoção? Cadastre-se no alerta de preços do nosso site e seja informado assim que seu trecho escolhido sofrer alguma alteração de preço!

Cidades turísticas de Minas Gerais: quais conhecer?

Uma coisa é certa: o que não faltam em Minas são municípios com belezas naturais de tirar o fôlego e centros históricos antigos.

No seu tour pela região, não deixe de incluir cidades históricas, como a capital Belo Horizonte. 

Conheça também o município de Ouro Preto, considerado Patrimônio Cultural, além de Mariana com construções datadas do século XVIII e as famosas Tiradentes e Diamantina.

Mapa de Minas Gerais

Para se locomover pelo estado, preparamos um mapa com lugares para passear em MG.

Você vai se surpreender com tudo que as cidades mineiras têm para oferecer aos seus visitantes.

1. Belo Horizonte

A capital de Minas Gerais é linda e simpática. Rodeada por montanhas, Belo Horizonte oferece muito o que fazer.

É uma das cidades mineiras mais visitadas por garantir atrações para todos os perfis de viajantes.

Com muitos bares, praças, teatros, casas noturnas e restaurantes, BH também é pura história. 

Ao visitar este destino, não deixe de conhecer o Complexo Arquitetônico da Pampulha, com a Igreja de São Francisco de Assis, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Inclua nos passeios o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais Vale, além da famosa Lagoa da Pampulha. 

2. Ouro Preto

Cidades turísticas de Minas Gerais: Ouro Preto
Fonte: Pixabay

Considerada Patrimônio Cultural pela Unesco, Ouro Preto é uma importante cidade turística de Minas Gerais.

No seu passeio pela região, visite as igrejas de São Francisco de Assis e a bela Nossa Senhora do Pilar. 

Inclua ainda o famoso Museu Casa do Contos e o Museu da Inconfidência, que possuem um rico acervo sobre a história do Brasil.

Faça também um passeio pela Praça Tiradentes com prédios erguidos no período colonial, além de um enorme monumento da Inconfidência Mineira.

3. Mariana

Recentemente, Mariana foi palco de uma tragédia da mineração que abalou todo o país. Mas mesmo assim, ela continua sendo uma cidade incrível e cheia de história para contar.

Com belezas naturais de tirar o fôlego, ela é famosa pelo seu patrimônio histórico datado do século XVIII, repleto de edifícios antigos, igrejas, monumentos e museus.

Conheça a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a Praça Minas Gerais. Não deixe de fazer também um passeio de trem entre as montanhas da região.

4. Tiradentes

Cidades turísticas de Minas Gerais: Tiradentes
Fonte: Pixabay

Tiradentes é uma das cidades turísticas mineiras mais famosas e importantes do país. 

Ao visitar o município, você voltará no tempo ao passear por ruas de pedra com igrejas em estilo barroco e casas construídas no período colonial.

Conheça a Matriz de Santo Antônio, o Chafariz de São José e o Largo das Forras. 

Além de história, Tiradentes também reserva belezas naturais surpreendentes, como a Serra de São José com uma formação de quartzito e metapelito.

5. Diamantina

A cidade não fica atrás quando o assunto é história brasileira. Em Diamantina, você encontrará casarões e igrejas muito antigas, além de monumentos e ruas de pedras do período colonial.

Conheça a Igreja de São Francisco de Assis, a Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé e a Casa da Chica da Silva e do Juscelino

Mas a cidade não é feita apenas de história, a paisagem por lá também impressiona. 

Inclua no seu roteiro, um banho relaxante na Cachoeira dos Cristais e não deixe de fazer uma trilha pelo Parque Estadual do Biribiri e Parque Nacional das Sempre-Vivas.

Onde viajar em Minas Gerais barato?

Um estado tão simpático, certamente teria lugares bacanas em Minas Gerais para conhecer sem pagar nada. 

Se está com o orçamento apertado, separamos algumas cidades que oferecem atrações gratuitas.

6. Poços de Caldas

Poços e Caldas
Fonte: Sturm, via Wikimedia Commons

A encantadora Poços de Caldas não pode faltar na sua viagem pelas terras mineiras. Nos pés da Serra da Mantiqueira, a cidade oferece um clima romântico e atrações turísticas bem baratas e gratuitas.

Inclua a Fonte dos Amores no roteiro, a Cachoeira Véu das Noivas, as Thermas Antônio e o Recanto Japonês.

Faça um passeio de teleférico até a Serra de São Domingos, que abriga o cristo redentor. Você vai amar o clima agradável de Poços!

7. Capitólio

Capitólio tem o “mar’ de Minas Gerais! Rodeada por enormes cânions e muita vegetação, a represa de Furnas – principal atração – é perfeita para quem quer curtir dias de sol em uma extensa lagoa de cor azul.

Para conhecer tudo que este paraíso tem para oferecer, é preciso alugar um barco para percorrer o lago e conhecer suas grutas e mirantes. 

Entre os lugares paradisíacos em MG, dentro de Capitólio, conheça o Vale dos Tucanos, a Cachoeira da Capivara, Pedreiras Lago Azul e percorra trilhas como a do Morro do Chapéu e vá ao Mirante dos Canyons, entre outros! 

8. Sabará

Sabará também respira história. Ao chegar na região, prepare-se para encontrar uma cidade simpática e repleta de casarões, igrejas, praças e ruas de paralelepípedo.

A grande atração do local fica por conta das igrejas Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário, que possuem um amplo acervo de obras do Aleijadinho.

No seu tour, visite ainda o Museu do Ouro, o Chafariz do Rosário, além do Parque Municipal das Mangabeiras e do Mirante da Mata.

O que fazer no interior de Minas Gerais?

Cidades turísticas de Minas Gerais no interior
Fonte: Pixabay

Para fazer uma viagem por terras mineiras, é preciso muita disposição e preparo físico. Afinal, os locais de turismo em Minas Gerais são espetaculares e garantem uma experiência enriquecedora e divertida.

9. Serra do Cipó

Para quem aprecia o contato com a natureza e esportes radicais, a Serra do Cipó é o lugar ideal na sua viagem. 

A cidade é composta por montanhas, cachoeiras e cânions que ficam no Parque Nacional Serra do Cipó.

Por lá, é possível praticar rapel, rafting, ciclismo, trekking, alpinismo e trilhas. Conheça cachoeiras lindas como Congonhas de Baixo, Capão dos Palmitos, Andorinhas, Gavião e outras. 

10. Itabira

A cidade de Itabira também deve estar no roteiro turístico quando o assunto é história e belezas naturais. 

Ao passar pela região, conheça a Igreja Nossa Senhora da Saúde, o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a Fazenda do Pontal.

Inclua ainda no seu roteiro, um passeio até o Pico do Caue, que fica em uma montanha bem alta, de onde é possível avistar a cidade e toda a natureza ao redor. 

11. Conceição do Mato Dentro

Entre os mais lindos lugares no estado, conheça a pequena cidade de Conceição do Mato Dentro, considerada a Capital Mineira do Ecoturismo

A região é repleta de belas paisagens com cachoeiras, piscinas naturais e cânions

Ao visitar a cidade, conheça as cachoeiras Bicame, Três Barras, Cachoeira do Tabuleiro, além do Poço das Ninfas, Poço Azul, Cânion do Peixe Tolo e Salão de Pedras

12. São Thomé das Letras

Cidades turísticas de Minas Gerais: São Thomé das Letras
Fonte: Pxhere

Claro que a mística São Thomé das Letras não poderia ficar de fora das melhores cidades de Minas Gerais. Se você aprecia uma viagem mais rústica e esotérica, este é o seu lugar.

O município é muito famoso por suas construções de pedra e pelo seu clima zen, além, claro, das suas belezas naturais.

Entre as atrações, visite a Gruta e a Igreja de São Thomé, a Casa da Pirâmide, a Ladeira do Amendoim, a Gruta de Sobradinho, além da Pedra da Bruxa.

Faça um passeio também até as Cachoeiras do Flávio e Vale das Borboletas. Você irá conhecer um lugar exótico e encantador!

Onde viajar a dois em Minas Gerais?

O estado mineiro não é só cultura, belas paisagens e uma deliciosa gastronomia. Minas Gerais oferece muito romantismo para os casais apaixonados. Separamos algumas cidades para você a dois.

13. Conceição do Ibitipoca

O clima interiorano de Conceição de Ibitipoca também não foge à regra. 

Na cidade, você encontrará um vilarejo muito charmoso repleto de casas coloridas, ruas de pedra, ladeiras, barzinhos rústicos, cachoeiras, prédios antigos e muita vegetação.

No seu roteiro por essa cidade turística de Minas, conheça o Pico do Pião, o Lago dos Espelhos e o Parque Estadual, cheio de grutas, piscinas naturais e cachoeiras.

14. Lavras Novas

Lavras Novas
Fonte: Josue Marinho, via Wikimedia Commons

Belas paisagens e riqueza cultural são uma regra na encantadora Lavras Novas. Rodeada pelas serras da Chapada e do Trovão, ela é o destino certo para quem aprecia contato com a natureza e história.

Conheça as cachoeiras do Castelinho, Falcão e do Rapel. Não deixe de fazer uma trilha pelo Parque Estadual do Itacolomi e conhecer a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. 

15. Milho Verde

Localizada na Serra do Espinhaço, a cidade de Milho Verde é famosa pelas suas belezas naturais, além das suas construções históricas. 

Ao visitar a cidade, não deixe de curtir as cachoeiras do Piolho, do Moinho e do Lajeado.

Inclua ainda uma visita à Igreja Nossa Senhora do Rosário e ao Armazém Bar e Espaço Cultural, um local muito simpático e acolhedor. 

Cidades históricas no Caminho Velho da Estrada Real

Entre as cidades turísticas em Minas Gerais mais visitadas estão aquelas que fazem parte do Caminho Velho da Estrada Real, que tiveram grande importância no período colonial do Brasil.

O roteiro histórico, que abrange também os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, é repleto de construções históricas, cachoeiras e belezas naturais.

No percurso, está a famosa Ouro Preto, com casarões e igrejas que possuem um enorme significado para o Brasil.

A cidade de Congonhas repleta de capelas antigas com imagens projetadas por Aleijadinho também faz parte do roteiro.

Claro que a antiga Tiradentes aos pés da Serra São José não poderia ficar de fora, assim como a histórica São João del Rei, que abriga igrejas centenárias em estilo barroco. 

As cidades de Glaura, Carrancas, Caxambu, Guaratinguetá, Cunha e Paraty também pertencem ao histórico Caminho Velho. 

Lugares para viajar sozinho em Minas Gerais

Lugares para viajar sozinho nas Cidades turísticas de Minas Gerais
Fonte: Pexels

Para quem quer fazer um tour sozinho por cidades interessantes em Minas Gerais, opções não vão faltar.

Pico da Bandeira é um lugar muito interessante para conhecer sozinho. 

O local está em terceiro lugar entre as montanhas mais altas do país. Para acessar a região, é preciso fazer uma extensa trilha dentro do Parque Nacional do Caparaó.

Serra do Lopo também é um lugar bem bacana para quem quer não quer companhia. Por lá, é possível fazer um voo de asa-delta.

FONTE: PASSAGEM PROMO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade