ÓTIMA NOTÍCIA! Aprovada liberação de R$ 20 mil para os aposentados em Comissão. Não perca tempo. Confira aqui, todas as informações:
A procura por contratação de empréstimos consignados pelos aposentados, cresceu desde o dia 18 de março. Isso porque, na referida data ocorreu a liberação da margem extra de 5%, mediante o Programa de Renda e Oportunidade, lançado pelo Governo Federal.
A iniciativa garantiu que os aposentados, conseguissem utilizar até 40% do seu salário de benefício com os consignados. Desse total, 35% é para uso exclusivo em contratações de empréstimos. E, 5% para o cartão de crédito consignado, que permite saques em dinheiro e libera limite para compras.
Todavia, a Medida Provisória 1.106 que estabeleceu o aumento de margem, não beneficiou os militares e servidores públicos. Desse modo, até agora, apenas os aposentados e pensionistas do INSS, bem como, os beneficiários do BPC/LOAS, conseguem ter acesso a margem extra. Por isso, apresentamos a margem social, uma nova modalidade de crédito que, pode trazer grandes impactos para no mercado de crédito.
O que seria a margem social?
Consiste em uma linha de crédito solicitada pelo Projeto de Lei 4.732 de 2020. Contudo, aguarda sua aprovação e posterior liberação, para auxiliar os brasileiros contemplados. Pois além dos aposentados e pensionistas do INSS, dois grupos também devem ser beneficiados. Proporcionando mais vantagens e alívio no bolso, para que consigam enfrentar a crise econômica.
Beneficiando os que utilizaram sua margem extra de 5%. E também, os que estão negativados e assim impedidos de fazer novas contratações de consignados. Então, aposentados e demais contemplados, por meio da margem social, podem contratar valores de até R$ 20 mil sem comprometer sua margem consignável.
Além disso, vai oferecer taxa de juros anuais de 2,5% e carência de 120 dias. Ou seja, somente depois de 120 dias da contratação, você inicia os pagamentos das parcelas. Permitindo que os valores solicitados visem suas despesas urgentes e, evitem o endividamento. O que deve trazer grandes mudanças para o mercado de crédito.
Descontos da parcelas:
O desconto das parcelas dos empréstimos, não pode ser mais do que 5% da renda mensal dos aposentados do INSS. Nesse sentido, os valores disponíveis para contratação e das parcelas, deve estar conforme o salário de benefício de cada usuário. Entretanto, não há informações se a margem social, vai se enquadrar nas regras dos consignados, ou se terá suas próprias normas.
Quem pode ter acesso a margem social?
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Servidores públicos (ativos e inativos), municipais, estaduais, federais e seus pensionistas;
- Militares (ativos e inativos).
Entenda o Projeto de Lei de n.º 4.732 de 2020:
No ano de 2020, o Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), realizou a apresentação do Projeto que solicita a liberação da margem social. Com o objetivo de ajudar os aposentados do INSS. No momento, a proposta está na Câmara dos Deputados, ou seja, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e espera pela análise para seguir seu trâmite.
FOTNE JOÃO FINANCEIRA