28 de abril de 2024 15:12

Aventure-se 4 dias na Via Liberdade

Conheça Juiz de Fora, Belo Horizonte, Três Marias e Paracatu de uma maneira totalmente inusitada, aventurando-se pela BR-040!

Via Liberdade é uma rota turística e cultural que passa por Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás, perfeita para ser realizada de carro. E pensando nisso, produzimos um roteiro de 4 dias pela Via Liberdade nas terras mineiras.

Durante esses 4 dias você passará por 4 destinos que aguçam as percepções sobre a história de Minas Gerais, o paladar com a famosa gastronomia mineira, o espírito de aventura ao se conectar com a natureza e a criatividade ao se deparar com os encantos e peculiaridades das nossas cidades.

 O nosso trajeto percorre a BR-040 e as nossas paradas por ela são em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Três Marias e Paracatu.

A distância entre as cidades são:

Juiz de Fora a Belo Horizonte – 262 km

Belo Horizonte a Três Marias – 267 km

Três Marias a Paracatu – 235 km

Vem com a gente viver essa aventura na Via Liberdade!

O início da aventura…

Juiz de Fora

As histórias e patrimônio de Juiz de Fora

A nossa rota começa na cidade em que os museus e edifícios contam sobre a história natural, histórias do período imperial, dos povos indígenas e da evolução e acontecimentos da sociedade juiz-forana. 

Você com certeza não pode deixar de conhecer o Cine Teatro Central, que é a principal edificação da década de 1920 da cidade, o Museu Ferroviário para descobrir sobre Estação Ferroviária Leopoldina em cinco salas de exposição, não deixe de tomar um cafezinho na Casa de Cultura, após apreciar sua exposição e de visitar a Praça da Estação no coração da cidade, um importante lugar de memórias.

Foto: Praça da Estação e construções históricas

Existem muitas outras opções para visitação que fazem entender profundamente sobre o local, como a Catedral Metropolitana e seu estilo romano, o acervo de pinturas, esculturas e fotografias do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, o Museu do Crédito Real que preserva a história do Banco do Crédito Real, criado por D. Pedro II em 1889 e o Museu de Cultura Popular que oferece exposições mensais que relatam a cultura, crenças e costumes nacionais.

Por fim, você também pode visitar o Museu Dinâmico e ver de perto seu acervo de peças tridimensionais da extinta Escola de Engenharia de Juiz de Fora, o Museu de Etnologia Indígena e História Natural Academia e seus exemplares de fósseis, minerais, rochas, animais secos e peças indígenas originais e o Centro de Ciências da UFJF que tem um Planetário e  Observatório Astronômico.

Segunda Parada

Belo Horizonte

A gastronomia criativa na Capital Mundial dos Bares e Botecos

Após o giro histórico por Juiz de Fora, é hora de aproveitar a comida mineira na Capital Mundial dos Bares e Botecos, Belo Horizonte, que também recebeu pela Unesco o título de Cidade Criativa pela gastronomia!

Petiscos deliciosos e pratos únicos aliados a bons drinks não vão faltar, Belo Horizonte vai te conquistar de novo, e dessa vez é pela barriga!

Foto: A gastronomia criativa de Belo Horizonte.

Em todos os cantos e esquinas da capital do estado existem boas opções para se ter uma experiência gastronômica memorável, mas na região central estão os bares e ruas mais tradicionais para comer um feijão tropeiro, um torresmos, um caldo e muitos outros pratos saborosos. Além, é claro, de muitas opções diferenciadas de drinks e cervejas artesanais.

Foto: Delicioso drink!

Terceira Parada

Três Marias

O doce  mar de  Minas

Na nossa terceira parada é hora de se conectar com a grandiosa natureza mineira e para isso nada melhor que as práticas de ecoturismo no lago da represa de Três Marias. 

A represa tem um reservatório de 21 bilhões de metros cúbicos e 1.040 km quadrados de superfície, formada pelas águas cristalinas do Rio São Francisco. Lá é possível realizar esportes náuticos, nadar, mergulhar muito e curtir o sossego do local! 

Foto: O sossego do doce mar de Minas.

No tranquilo entorno da lagoa você ainda pode visitar o Morro do Cruzeiro, que proporciona uma linda paisagem e belos cliques, e também fazer downhill, caminhada ecológica, mountain bike no alto da Pedra do Mirante, duas rochas muito grandes, um ótimo ponto para ver a paisagem de toda a represa e de parte da cidade.

Foto: Turista apreciando a paisagem da represa de Três Marias.

Está chegando ao fim…

Paracatu

O charme interiorano 

Na nossa última parada conheceremos Paracatu, uma cidade do noroeste mineiro que tem uma beleza sem igual! 

A cidade tem casarões e igrejas da época colonial. José Bonifácio, em 1820 apontou que a capital do país deveria ser em Paracatu e hoje o seu centro histórico foi tombado como patrimônio cultural do país. E ainda, em suas redondezas tem diversas cachoeiras.

Foto: O charme de Paracatu.

Lá, existem três lugares indispensáveis de se conhecer. O primeiro deles é o Museu Histórico Municipal Pedro Salazar Moscoso da Veiga, destinado a contar sobre as raízes da cidade, cultura e história.

Foto: Museu de Paracatu.

Outro lugar para visitar é a Igreja Matriz de Santo Antônio que teve sua construção iniciada em 1730 e a Casa de Cultura, um ambiente acolhedor onde são realizados eventos artísticos e oficiais, cursos de artes e exposições, e não se esqueça de passar na lojinha de artesanato da Casa.

Foto: O ambiente acolhedor da pequena cidade. 

Tem jeito melhor de cruzar Minas Gerais a não ser pela BR-040? Conhecer o nosso estado pela Via Liberdade não tem preço, você está esperando o que? 

FONTE MINAS GERAIS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade