20 de abril de 2024 00:49

Solenidade em São Brás do Suaçuí marca a chegada do 4G da TIM em100% das cidades mineiras

Operadora é a única do país a ter a tecnologia de quarta geração em todos os 853 municípios mineiros

São Brás do Suaçuí, 29 de junho de 2022 – A cidade de São Brás do Suaçuí, na região Central de Minas Gerais, foi escolhida pela TIM para a solenidade que marca a conclusão do compromisso assumido com o estado de Minas Gerais de ativar a cobertura 4G em todos os seus municípios. A operadora se antecipou à meta, prevista para 2023, e é a única operadora a ter 100% de sinal da tecnologia de quarta geração no estado, entregando aos mineiros um acesso mais amplo à tecnologia e com ainda mais qualidade, apoiando a inclusão digital de mais pessoas.

A cerimônia, que contou com a participação de executivos da operadora, do prefeito Geraldino Pacheco de Oliveira Filho e de representantes do Governo de Minas, ocorreu nesta quarta-feira (29), na Casa de Cultura.  

Estado responsável por 9,3% das riquezas produzidas em todo o país em 2021, o que representa R$ 805,5 bilhões, Minas Gerais foi um desafio para a TIM pela sua extensão de 586.528 km² e seu relevo de “mares de morros”. Para estar presente em todos os municípios, a operadora utilizou de diversas soluções, como a implantação de 163 biosites. O equipamento, desenvolvido e patenteado pela TIM, permite, de forma sustentável, reforçar e expandir a cobertura de voz e dados, sem impactar o meio ambiente urbano pela simplicidade da estrutura e facilidade de instalação. As antenas podem, ainda, ser utilizadas como mobiliário urbano, por exemplo, para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança.

Outra ação que integra as diretrizes ESG da TIM em Minas Gerais e que contribuiu para alcançar 100% de cobertura 4G nos municípios foi o SkyCoverage. O projeto usa sites off-grid, ou seja, desligados da rede elétrica, para levar a conectividade para locais sem cobertura e de difícil acesso para instalação de antenas, com menos custos de implantação e em regiões que não contam com o fornecimento de energia elétrica. Em Minas, já foram instaladas antenas em 16 municípios, como São João Del Rey, Barbacena, Serranos e Marilac. A tecnologia consiste no uso de painéis solares para alimentar torres e antenas e cada site tem sua própria geração de energia solar. “Dessa forma, garantimos uma maior cobertura 4G com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo”, explica Daniel Oliveira, diretor comercial da regional Sudeste da TIM Brasil.

Além disso, a companhia promoveu uma mudança robusta em sua rede em termos de extensão e qualidade, ao investir na melhoria das tecnologias já existentes, como a evolução do VoLTE, que utiliza a rede 4G para chamadas de voz, ativação de frequência de 700 MHz, Narrow Band IoT e Massive MIMO. A operadora também apostou em novos modelos de negócios, como a virtualização da rede e o compartilhamento de ativos. O Massive MIMO, por exemplo, permitiu ganho de tecnologia de três a quatro vezes na comparação com a atual, tornando as antenas mais eficientes e aumentando a capacidade da rede, com a possibilidade de mais conexões simultâneas e com maior velocidade. Em Minas, já foram instaladas em 10 cidades.

A companhia entra agora numa nova fase de crescimento que reflete imediatamente numa melhor experiência tanto para os clientes atuais da TIM quanto para os usuários vindos da Oi, com aumento de velocidade devido à incorporação de ‘espectro’ adicional dentro do processo de migração, e maior cobertura móvel. Em Minas Gerais, os clientes da Oi no DDD32 já estão aptos a utilizar a infraestrutura da TIM.

TIM foi pioneira com o 5G em Minas Gerais

A TIM tem um olhar especial para Minas Gerais, estado onde, ainda em 2019, a operadora liderou testes de aplicações em 5G em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, em parceria com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), com o lançamento de laboratórios 5G e a ativação da Casa TIM 5G, com mais de 20 casos de uso da tecnologia em vários segmentos, durante edição do HackTown.

A operadora também disponibiliza em Minas Gerais uma experiência diferenciada com o 5G (na modalidade 5G DSS, ativada sobre as frequências atuais do 4G). Atualmente, a tecnologia está disponível em Belo Horizonte e em outras 14 cidades brasileiras. Paralelamente a isso, a TIM já está pronta para disponibilizar a melhor rede 5G (frequência 3,5GHz) do país, com todas as suas funcionalidades, tão logo a faixa de 3,5GHz (Standalone) seja liberada pela Anatel, iniciando pelas capitais do Brasil.

TIM Live, a ultrafibra da TIM, amplia sua cobertura em MG

TIM Live, a ultrafibra da TIM, considerada pela sexta vez a melhor banda larga do Brasil pelo Prêmio Melhores Serviços do Estadão, acaba de expandir sua cobertura em MG. Só este ano, a ultrafibra da TIM chegou nos bairros de Rio Branco, Santa Mônica, Jardim América, Buritis, Das Mansões e Planalto, contemplando mais de  30 bairros em Belo Horizonte em 2022. Com um portfólio diversificado com conteúdos e jogos online, além de muito entretenimento, a TIM Live conta com velocidades de até 1 Giga de download e uploads de até 500 Mega, e muita estabilidade. Além da capital mineira, Betim e Contagem já possuem o serviço, que conta com a tecnologia FTTH (Fiber to the Home), que leva a fibra ótica direto para dentro da casa do cliente, e parcerias inéditas de entretenimento online.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade