Condutor deve ficar atento às notícias envolvendo o órgão da sua região para se manter sempre atualizado com as mudanças e evitar surpresas desagradáveis.
Para garantir a manutenção do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) dos estados propõem mudanças nas suas normas e regras. Recentemente, alterações importantes acabaram foram realizadas, deixando a metodologia para a emissão do direito de dirigir mais didática. A ideia é tornar o processo menos burocrático.
Nesse sentido, o condutor deve ficar atento às notícias envolvendo o órgão da sua região para ficar sempre atualizado com as mudanças e não ser pego desprevenido durante o processo de obtenção da carteira de habilitação.
Vale destacar que certas modificações no processo acontecem apenas no estado de origem e não possuem impacto nacional. A dica é, portanto, sempre obter o máximo de informações no órgão de estadual para evitar maiores dores de cabeça.
Fim da obrigatoriedade dos simuladores
Uma das mudanças anunciadas incluem o fim do uso obrigatório do simular pelo Detran do Mato Grosso do Sul para quem for tirar a habilitação na categoria B.
Apesar da nova regra, as unidades que oferecem o serviço, como as autoescolas, ainda podem disponibilizar este recurso aos alunos interessados. A ideia é garantir uma redução nos gastos para quem precisa tirar a CNH pela primeira vez.
Carga horária para aulas práticas reduzida
Outra mudança diz respeito ao tempo mínimo de aulas práticas obrigatórias. No caso da categoria B, o período caiu de 25 horas/aula para 20 horas/aula. O resultado disso inclui um processo de habilitação mais curto e simples.
No caso daqueles que optarem pelo uso do simulador, deverão ser cumpridas, além das 15 horas exigidas em percurso de vias públicas, um total de 5 horas adicionais, totalizando 20 horas.
FONTE EDITAL CONCURSOS