25 de abril de 2024 14:23

Copasa apresenta projeto de construção da ETE de Congonhas para Conselho Municipal de Saneamento

Na tarde desta quinta-feira (28) a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura da Prefeitura e o Conselho Municipal de Saneamento (CMSA) se reuniram com representantes da Copasa para que os técnicos da empresa pudessem apresentar as fases I e II do projeto de construção da Estação de Tratamentos de Esgotos (ETE) em Congonhas.

Desde o ano passado, quando foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Congonhas, a Copasa tem realizado uma série de serviços como a instalação de interceptores, redes coletoras e ligações prediais. E ainda serão construídas linhas de recalque, estações elevatórias e de tratamento de esgoto com previsão total de investimentos acima de R$40 milhões.

Os técnicos da companhia fizeram uma apresentação à comunidade referente as etapas do projeto. De acordo com a empresa, na fase I prevista para ser concluída até maio de 2023 estão previstas 9 mil novas ligações prediais, 1.700 metros de rede coletora e 27km de interceptores de esgoto que já estão sendo executados.

A 2ª Etapa de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município prevê, de acordo com a Copasa, a construção de mais de 5 mil metros de linhas de recalque e 12 estações elevatórias de esgoto, além da construção da ETE com capacidade de tratar 165 litros de efluentes. Segundo a engenheira da Copasa, Vanêssa Trigueiro, todas as estações elevatórias espalhadas pela cidade possuirão um sistema de tratamento de ar para evitar a emissão de odores na atmosfera.

A implantação da Estação de Tratamento de Esgotamento acontecerá na segunda fase do projeto que, após iniciada, terá a previsão de duração de 18 meses para conclusão das obras. A empresa estima que esta segunda etapa tenha início ainda neste ano.

Durante a reunião, representantes do governo, do legislativo e da sociedade civil tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com relação ao projeto e cobrar melhorias na qualidade e eficiência das obras.

O prefeito Cláudio Antônio de Souza (Dinho) reforçou que os transtornos com as obras são inevitáveis mas que os benefícios serão superiores. “Esse projeto abrange tudo o que o município precisa e já era esperado pela comunidade há décadas. Evidentemente por alguns momentos transtornos serão inevitáveis. Por isso, deixar a população ciente disso será muito útil para que a importância deste projeto não seja mascarada pelos transtornos, pois, muitas vezes, a população se esquece do que significa saneamento”, destacou o prefeito.

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE ESGOTO

O saneamento básico impacta diretamente a vida dos cidadãos. As atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil e permite o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

O saneamento básico consiste nas atividades relacionadas ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

Tratar e destinar de forma correta e adequada o esgoto evita proliferação de doenças por meio da água, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e proporciona mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, permitindo, inclusive, a valorização imobiliária.

Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade