27 de abril de 2024 10:24

Vereadores discutem soluções para a clínica de hemodiálise e propõem rateio de custos

Repercutiu na Câmara a possibilidade de fechamento da única clínica de Lafaiete e região para tratamento de pacientes com problemas renais. Ainda nesta semana, a direção da Clínica Santo Antônio voltou a alertar sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa.
Hoje cerca de 170 pacientes recebem o tratamento(hemodiálise) que consiste em 3 sessões semanais de 4 horas de duração. Em sua maioria os pacientes são hipertensos e diabéticos. Além dessa modalidade há pacientes (hoje em torno de 15) que fazem diálise em suas casas, monitorados mensalmente pelos médicos da clínica e 24 horas por dia pelos enfermeiros. A clínica atende cerca de 250 consultas ao mês.
Segundo a direção o baixo custo pago pelo SUS vem inviabilizando a clínica. Para se medir o déficit crescente cada sessão tem o custo de R$285,00, mas o repasse do SUS é de apenas R$218,00.

Ao todo são mais de 50 profissionais que atuam na clínica. Os recursos para custear os serviços vêm do Ministério da Saúde e são repassados via prefeitura de Lafaiete. É um tratamento caro e se enquadra na modalidade de alto custo.
“Não podemos enganar a população pois a clínica não pode receber recursos públicos através de emendas. Temos sim que ajudar e encontrar uma maneira legal. Acredito que a responsabilidade não é somente de Lafaiete mas de todos as prefeituras que utilizam os serviços e temos buscar uma solução definitiva”, pontuou Giuseppe Laporte (MDB).

A Vereadora Damires Rinarllly (PV) sugeriu a constituição de uma Parceria Público Privada (PPP) envolvendo as prefeituras nas quais os pacientes são atendidos pela clínica. “É necessário unir as forças da região”.
Já Sandro José (PROS) assinalou que há soluções para sustentabilidade financeira da crise. “Algo tem de ser feito. Há alternativa de se manter viva a empresa”.
Em março, a direção da clínica divulgou uma carta aberta às autoridades e a população, mas não houve avanços na buscar uma solução.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade