Uma proposta que pode resultar em até 80% de desconto na CNH foi parar no Senado. Veja o que pode mudar, caso ela seja aprovada em breve.
Se você está pensando em tirar a sua carteira de motorista agora, esse pode não ser o melhor momento, então repense! Sabemos que os jovens são muito apressados e não veem a hora de começar a dirigir. O caso é tão grave que há quem apareça na autoescola no mesmo dia em que completa 18 anos. No entanto… vamos ter calma.
Talvez seja inteligente esperar um pouquinho mais, por mais difícil que possa parecer. Por que estamos dizendo isso?
Se você, de fato, aguardar mais alguns meses, pode conseguir um bom desconto na emissão na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), algo que será bem-vindo, visto o quão caro está todo o processo.
Como isso pode acontecer? Vamos explicar agora. Recentemente uma proposta está tramitando no Senado Federal.
Ela tem como objetivo conseguir um abatimento de até 80% na carteira e que isso seja válido em todo o país. O Projeto de Lei n° 6485/2019 é um texto da senadora Kátia Abreu do PDT de Tocantins que defende a ideia de colocar um fim sobre a obrigatoriedade da frequência às autoescolas para a missão da CNH em categorias A e B.
Segundo cálculos, as aulas somam cerca de 80% do valor total investido para conseguir uma autorização para dirigir nos dias de hoje.
De acordo com Abreu, a ideia do projeto é fazer com que as pessoas possam realizá-las por fora, ou seja, com parentes e amigos experientes no volante. Isso, é claro, não muda o fato de que passar pelas provas teóricas e práticas seja necessário e não dispensável, mas altera a forma com a qual o aluno se preparará para elas.
De acordo com a senadora, isso pode fomentar ainda mais o trabalho de instrutores particulares, visto que será possível pagar mais barato pelo serviço deles.
Esse modelo já é utilizado em outros países, como nos Estados Unidos. As pessoas podem aprender a dirigir com familiares e instrutores contratados, pois a única coisa obrigatória é fazer o exame para comprovar que estão aptas a conduzir um veículo no trânsito.
Algo que também é muito falado é o fato de que a medida irá tornar a CNH muito mais acessível. Estima-se que para se ter acesso à habilitação é necessário gastar cerca de R$ 3 mil em algumas regiões. Esse é um valor que nem todos têm disponível para investir. Se tiver, certamente fará falta na hora de arcar com outras responsabilidades.
O problema é que saber dirigir, para muitos, é algo que pode ajudar e muito na vida profissional. Se o preço cai em 80%, podemos afirmar que mais pessoas passarão a ter acesso. Dessa forma, mais empregos podem ser criados e mais gente será capaz de ocupar essas vagas.
A proposta segue em trâmite no Senado, mas vai para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em breve. No entanto não há nenhuma previsão clara para quando esse desejo de muitos poderá se tornar realidade.
FONTE EDITAL CONCURSOS