27 de abril de 2024 13:45

Conheça 9 itens que NÃO podem ser comprados com vale-alimentação

Comprar esses itens utilizando o vale-alimentação para pagar por eles pode trazer sérios problemas para você. Veja o que evitar para não tomar multa de R$ 50 mil.

O vale-alimentação é uma das ajudas mais essenciais para os trabalhadores, especialmente no contexto atual. Fazer as compras de mercado com o mínimo que se ganha por mês é bem difícil, principalmente para aqueles cujas responsabilidades são maiores e fixas. Como fazer uma boa compra quando há aluguel para pagar?

Contudo é importante lembrar que é contra as regras usar o dinheiro referente a esse benefício para coisas que vão muito além de comprar comida. Já se tornou um “costume” ver muita gente burlar as normas para adquirir todo tipo de coisa com o benefício, por isso há muita insistência dos órgãos para tentar impedir que isso aconteça.

O problema principal não é nem referente às pessoas que propriamente compram coisas sabendo que não podem, pois mais cedo ou mais tarde elas vão ser flagradas e punidas.

O maior problema está com aquelas que não sabem o que é proibido ou não de adquirir, visto que não receberam nenhuma instrução e acabaram de começar a receber o benefício ou porque os lugares em que compram não apontam que alguns itens não são permitidos.

Dessa forma, não é difícil saber de quem acabou tomando punições por agir sib desinformação. Para ajudar essas pessoas, nós hoje vamos listar aqui alguns dos itens proibidos de obter na hora de gastar o vale-alimentação.

1- Bebidas alcoólicas

Esse é um dos elementos mais óbvios. Se a ideia é alimentar alguém, bebidas alcoólicas vão na direção oposta, certo? Claro, há mesmo aqueles que tentam comprar cervejas e outras coisas para o final de semana com o benefício, mas isso é terminantemente proibido. Cuidado!

2- Combustíveis em geral

Com a crise nos valores dos combustíveis, muitas pessoas estavam fazendo de tudo para conseguir abastecer gastando menos, inclusive, até mesmo tentando usar esse dinheiro para não tirar do próprio bolso.

Ainda que por motivos de necessidade, essa prática não é permitida. Álcool, diesel ou gasolina? Não importa! Segue sendo uma prática errada e que vai contra as regras.

3- Talheres e utensílios de cozinha

Também não está autorizado o indivíduo comprar itens que, embora “sirvam” para alimentar, não são comidas. Isso inclui pratos, copos e qualquer coisa do tipo.

4- Eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Assim como no item anterior, lembramos que mesmo que seja relacionado à comida, não tem passe livre, não. Dessa vez nos referimos aos itens usados para preparar os alimentos. Micro-ondas, fogões, Air Fryers e coisas assim? Estão todos fora de cogitação.

5- Refeições prontas

Por fim, temos que lembrar que há uma diferença entre vale-alimentação e o refeição.

O vale-refeição é usado para comprar comida em restaurantes, por exemplo. Sendo assim, não é permitido comer em lanchonetes e outros lugares com o alimentação, apenas quando o seu cartão permite essa fusão.

Além disso, os seguintes itens também são proibidos:

  • 6- Cosméticos;
  • 7- Cigarros e produtos de tabacaria;
  • 8- Ferramentas;
  • 9- Produtos de limpeza e de higiene pessoal.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade