Segurados que começaram a receber benefícios previdenciários a partir de maio sacam o abono em cota única
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará o pagamento do 13º salário de aposentados, pensionistas e outros segurados em cota única. Apenas um grupo específico de beneficiários receberá o abono dessa maneira, e não todos os 36 milhões de atendidos pela Previdência Social.
Neste ano, cerca de 30,5 milhões de pessoas já receberam o 13º de forma antecipada, em duas parcelas, entre abril e junho. A decisão de adiantar os repasses foi tomada pelo Ministério do Trabalho e Previdência como forma de estimular a economia do país.
Apenas os segurados que começaram a receber benefícios previdenciários a partir de maio terão o abono anual depositado em parcela única. De acordo com o calendário divulgado pelo INSS, o pagamento será feito a partir de novembro.
Diferente dos demais, o grupo terá acesso apenas o valor proporcional ao número de meses durante os quais recebeu o benefício. Dessa forma, basta dividir o valor do 13º salário por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses desde o primeiro pagamento do INSS para descobrir quanto vai receber.
O abono anual é um direito de segurados de aposentadoria (qualquer tipo), pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Beneficiários de programas assistenciais, como BPC e RMV, não recebem.
Calendário do 13º salário do INSS
Os repasses do abono serão realizados nas mesmas datas originais de pagamento, na ordem do final do número de benefício do segurado, sem considerar o dígito. Veja as datas:
Quem recebe um salário mínimo
- Benefício final 1: 24 de novembro;
- Benefício final 2: 25 de novembro;
- Benefício final 3: 28 de novembro;
- Benefício final 4: 29 de novembro;
- Benefício final 5: 30 de novembro;
- Benefício final 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 9: 06 de dezembro;
- Benefício final 0: 07 de dezembro.
Quem recebe acima de um salário mínimo
- Benefício final 1 e 6: 01 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: 02 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: 05 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: 06 de dezembro;
- Benefício final5 e 0: 07 de dezembro.
FONTE EDITAL CONCURSOS