28 de abril de 2024 05:49

Revisão do FGTS pode render até R$ 10 mil aos trabalhadores

A correção do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é feita por um índice que não acompanha a inflação. Não é para menos que muitos trabalhadores brasileiros fiquem no prejuízo! A saída é o pedido de revisão do fundo por meio da Justiça Federal.

O cálculo da maneira como está acaba promovendo prejuízos financeiros para os titulares das contas. Segundo a Loit FGTS, a revisão pode render até R$ 10 mil aos trabalhadores. No entanto o valor é só uma média. Isso quer dizer que algumas pessoas podem receber valores ainda mais altos que esse.

Revisão do FGTS

O número pode ser maior a depender do salário dos trabalhadores, assim como o tempo em que os recursos estão na conta. Dessa forma, os cidadãos que se sentirem prejudicados podem dar entrada no pedido de revisão do FGTS.

O valor é depositado na conta vinculada ao trabalhador todos os meses e corresponde a 8% do salário.

A revisão é possível por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.090). A tese judicial depende da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa forma, os trabalhadores podem aproveitar esse tempo para consultar se têm ou não direito a essa analise.

Quem trabalhou com carteira assinada de 1999 para cá certamente terá valores a receber por meio da revisão do FGTS com correção da quantia. Outro detalhe é que o pedido pode ser feito até mesmo por quem já fez o saque do dinheiro e não tem mais nenhum valor em conta.

Pela proposta, a revisão muda todo o cálculo, pois é deixado de usar a Taxa Referencial (TR) para adotar um índice que acompanha melhor a inflação, ou seja, com mais vantagens e justiça aos trabalhadores.

Entre as opções, apontamos o uso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O trabalhador pode acompanhar algumas ferramentas gratuitas para fazer a conta, como a Loit FGTS mencionada anteriormente. É só fazer a simulação e saber qual é o valor a receber.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade