O FGTS foi criado em 1966 e surgiu como uma poupança compulsória, a fim de fornecer ao trabalhador uma garantia em caso de demissão. Mas, recentemente, o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço passou por mudanças.
O saque-aniversário do FGTS dá acesso a outros benefícios, além de permitir que os participantes saquem parte do valor do fundo. Este programa foi criado em 2019.
O FGTS foi formado em 1966 como um fundo de garantia para os trabalhadores em caso de demissão. Mais recentemente, o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço passou por mudanças.
Um trabalhador tinha que estar em situações específicas como essas para sacar recursos:
- Doença grave;
- Desligamento sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra de imóvel;
- Morte com benefício para os herdeiro.
Uma parcela das contas inativas do FGTS poderá ser sacada em 2017. Além disso, uma nova forma de saque de recursos chamada extraordinária foi lançada naquele ano. As retiradas extraordinárias destinavam-se a ajudar a melhorar a economia, incentivando os gastos.
O governo liberou recursos na economia por meio da estratégia de estímulo social e de estímulo econômico. Eles fizeram isso retirando dinheiro de contas ativas e inativas em 2019, 2022 e 2017. Um novo modo também foi implementado durante esse período: a retirada de aniversário.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
Diferentemente do Saque Extraordinário da modalidade do FGTS, as pessoas precisam autorizar esse saque. Isso significa que trabalhadores e empregadores devem concordar com a retirada.
No mês de seu aniversário, o trabalhador pode sacar um valor correspondente a uma alíquota do total de recursos do FGTS. Essa porcentagem é usada para determinar o valor final do imposto de um indivíduo ou empresa.
Como funciona o saque-aniversário?
No mês de nascimento, o trabalhador pode sacar uma parcela de suas contas Ativas e Inativas do FGTS uma vez por ano esse processo se chama saque-aniversário. Essa modalidade permite que os trabalhadores recebam multa rescisória de 40% ao invés de acesso total aos seus recursos no caso de serem demitidos sem justa causa.
As retiradas de aniversário têm qualidades específicas; no entanto, não é necessário participar dessa retirada.
No último dia do mês de aniversário, os trabalhadores podem apresentar pedidos formais à Caixa Econômica Federal para retirar sua pensão.
Qualquer pessoa pode acessar o site ou aplicativo do FGTS na hora de escolher uma modalidade. Há uma carência de dois anos para o retorno à modalidade anterior, uma vez que os saque-aniversário sejam realizados.
Antecipação do saque-aniversário
Para a escolha do método de saque-aniversário, os trabalhadores recebem até 5 parcelas do seu saque. Esse método funciona como um empréstimo, usando o saldo do FGTS como garantia.
O consumidor se beneficia desse método porque não precisa passar por uma avaliação de risco para obter crédito pessoal. Em vez disso, eles podem obter um empréstimo de custo reduzido por meio desse método. Com esse método, os clientes precisam pagar pelo menos US$ 500, mas cada período de 5 anos deve ser de pelo menos US$ 200.
Calendário do saque-aniversário
Confira o calendário de 2022 de saque-aniversário do FGTS:
- Janeiro: saques de 3 janeiro a 31 de março;
- Fevereiro saques de 1º de fevereiro a 29 de abril;
- Março: saques de 2 de março a 31 de maio;
- Abril: saques de 1º de abril a 30 de junho;
- Maio: saques de 2 de maio a 29 de julho;
- Junho: saques de 1º de junho a 31 de agosto;
- Julho: saques de 1º de julho e 30 de setembro;
- Agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro;
- Setembro: saques de 1º de setembro a 30 de novembro;
- Outubro: saques de 3 de outubro a 30 de dezembro;
- Novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023;
- Dezembro: saques de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023.
FONTE AGENCIA FINANCEIRA