Autoria: Prof. Antônio Helvécio de Almeida- teólogo reformado, filósofo humanista -cristão, Pedagogo, Cientista Político, psicopedagogo clínico/institucional/ Filósofo clínico/ Espiritualista.
Aristóteles de Estagira, filósofo grego ( * 384. C + 322 a.C ). Para entendermos o pensamento e a visão política do maior gênio da Grécia antiga em sua obra monumental intitulada “ De Pholitica > Da Política ) temos preliminarmente situar no tempo histórico, cultural, ideológico onde ele viveu e atuou ativamente em propriamente todos os âmbitos do Conhecimento da cultura ocidental de então. Ele viveu no século de Péricles, tirano grego ( sec. V- VI a. C). A Passagem do discurso mítico- poético para o discurso jurídico- político em sua Obra implica um duplo processo de laicização e democratização do Poder no contexto da Pólis ( Cidade). Ou seja, trocando em miúdos; Ele defende de que no âmbito da política, esta ciência social não pertence as disciplinas de natureza teológica, normativa, da moral, das ciências exatas e metafísicas, como por exemplo; a lógica, a filosofia, a teologia, a teodiceia, a Moral e os costumes, a matemática, e a física ( Phisis= ciências exatas, imutáveis, definidas sem nenhuma alteração, de natureza dogmática. A Política na visão do grande Estagirista, é arte, criação de natureza puramente social e humana, como o próprio homem que é um animal racional, social e humano; ela não depende diretamente de Deus ou dos deuses. Dele nasce o conceito republicano atual de Estado Laico, isto é, que não estabelece uma Religião oficial de Estado como ocorreu no período monárquico e Imperial do Brasil. Nossa carta magna de 1988 declara em seu artigo 5º a liberdade de culto, de crenças religiosas, de liturgias, etc. Também é dele o conceito de um Estado democrático, isto é, liberdade de opção política, politica- partidária, liberdade de escolha em partidos e candidatos, respeito à diversidade ideológica ! Portanto, não queremos um “ governo e um Estado totalmente evangélico” como defendeu o inominável, e sim, um país diversificado e respeitado em todas suas etnias, denominações religiosas, credos religiosos, negros, índios, quilombolas, povos tradicionais, lgbtQ+I Aristóteles define política em duplo sentido: 1) Política ( grego; Pólis+ aitikós= Ação em prol da cidade, do Bem comum, do cidadão, ação em defesa do exercício da cidadania). 2) Política> “ Latim; politicus ,pólis+ aétikós> Ação em prol da felicidade ou da realização plena[U1] do cidadão, aétikós> governo da casa comum do povo! Aristóteles presta um enorme serviço à causa da verdadeira Política, ele desmistifica a ação política como algo que tem origem divina, ou seja, que ela vem diretamente de deus. Ao contrário, de Santo Agostinho ( Cidade de Deus e cidade dos homens, Civitas hominis, Civitas Dei) e Contrário ao “ Doutor Angélico) São Tomás de Aquino em ( Suma teológica ) ele dessacraliza o poder e o coloca na responsabilidade do homem, cai por terra o conceito medieval e inquisitorial de Teocracia divina (?).