Nos últimos 29 e 30 de setembro, a Prefeitura de Santana dos Montes, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o IEPHA/MG, se reuniu com lideranças, agentes culturais e grupos da cultura popular de Santana dos Montes, para um trabalho inédito e inovador: Um grande “Mapa do Patrimônio Cultural Imaterial e material” foi levantado com participação efetiva dos presentes nesses dois dias de trabalho. O “Mapa” foi construído através de técnicas de participação coletiva onde cada presente pode dar sua contribuição a partir de sua visão, de sua vivência no tecido social local.
Esse inventário, (obtido através desse processo “Coletivo”) vai fazer parte do dossiê de Tombamento do Centro Histórico da cidade, a nível estadual. O IEPHA/MG pretende fazer desse tombamento em Santana, uma experiência inovadora. O conceito “hibrido” levará em conta o patrimônio edificado e a cultura dos costumes, tradições e saberes do território santanense.
Última ação do processo, o “Inventário hibrido” antecede a deliberação final do CONEP (Conselho Estadual do Patrimônio Cultural) que deve, ainda nesse ano, eleger o centro histórico de Santana dos Montes, como “Patrimônio Cultural de Minas Gerais”.



