28 de abril de 2024 11:36

Ouro Preto: protesto contra a Saneouro termina em conflito entre manifestantes e a GM

Ouro Preto (Região Central de Minas) – Nesta quarta-feira (19/10), uma manifestação, na Prefeitura, contra as tarifas cobradas pela Saneuouro (empresa de água e esgoto) terminou em confusão entre manifestantes e a Guarda Civil Municipal.

O fato se deu depois outro protesto, com o mesmo objetivo, pelas ruas da cidade histórica, que aconteceu no último dia 10/10.

A princípio, no protesto de hoje, os manifestantes somente deixaram suas contas de água em uma mesa da repartição pública. Contudo, a situação acabou em confronto – em que foi usado cassetetes e spray de pimenta por parte das forças de segurança.

A Saneouro assumiu o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário em janeiro de 2020. Em outubro deste ano de 2022, a tarifa começou a ser cobrada.

Segundo a Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (Famop), a Saneouro adota “as tarifas mais caras do país, com valores três vezes maior que a média de cobrança em todas as cidades”.

A Famop ainda defende “a abertura de uma mesa de negociação para, num primeiro momento, reduzir o valor cobrado pela Sanoeouro e, num prazo de 6 meses, efetuar a transição para a retomada pelo Município do serviço hoje privatizado”.

O secretário de Governo, Yuri Borges, em reunião da Câmara Municipal, realizada de forma itinerante, no distrito de Miguel Burnier, na última terça-feira (18/10), disse que a Prefeitura entrará com um processo solicitando a anulação do contrato com a Saneouro, firmado em 2019, na gestão do ex-prefeito Júlio Pimenta.

Explicações sobre a cobrança

Em e-mail enviado à imprensa, na manhã de hoje, portando, antes do protesto de hoje, a Saneouro informou que há dois tipos de tarifas referentes ao esgoto: Esgoto Dinâmico Coletado (EDC) e o Esgoto Dinâmico Tratado (EDT), que é cobrado apenas no distrito de São Bartolomeu, onde há o tratamento do efluente.

“Nas demais regiões, é cobrado o Esgoto Dinâmico Coletado (EDC) para os clientes que possuem a rede coletora. Para quem possui fossa séptica não é cobrada nenhuma das tarifas”, informou a empresa.

A Saneouro continuou: “A finalidade da coleta é levar o esgoto para longe dos imóveis, enquanto a do tratamento é diminuir a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente”.

“O cálculo do esgoto coletado é referente a quantidade de água consumida que vem na sua fatura. A cobrança da tarifa é pela prestação dos serviços para a manutenção como reparos das redes rompidas e desobstrução, assim como substituição e implantação de novas redes”, informou a empresa

Protesto

Sobre o protesto em si, a empresa ainda não se manifestou. O Radar Geral ainda aguarda retorno da Prefeitura de Ouro Preto.

FONTE RADAR GERAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade