Meu nome é Giovani Pires, tenho 48 anos, sou natural de Conselheiro Lafaiete, MG.
Amante de nosso estado, costumes, cultura, culinária, paisagens, nossas raízes de modo geral, transferi todo esse amor e admiração por Conselheiro Lafaiete e Minas para o projeto do longa-metragem que irá falar sobre a Inconfidência Mineira e de Tiradentes como seu herói maior.
Desde 1991 trabalho no setor privado sendo gestor de grandes empresas, as quais destaco os setores: Automobilístico, Telecom, Adquirência, Fotovoltáico, adquirindo grande habilidade técnica profissional, tendo sucesso por todas empresas a quais desenvolvi meu trabalho e que me proporcionou viajar pelas Minas Gerais e conhecer ainda mais da nossa cultura da nossa história.
No final de 2020 e início de 2021, iniciei trabalho de entrevistas pelo Instagram na página (Giovani Pires Oficial – @giovanipiresoficial), onde tive o prazer de entrevistas com diversos profissionais dentre os quais destaco grandes nomes como:
- O maior ilusionista do Brasil (Issao Imamura).
- O pai da Bossa Nova e MPB (Roberto Menescal),
- Grandes músicos como: (Cláudio Infante ex Kid Abelha), (Guto Goffi, Barão Vermelho), (Mario Fabre, Titãs) e outros grandes nomes.
- No esporte a premiada e espetacular (Kelly do Basquete).
- Atores, atrizes, diretores, cineastas de grandes emissoras, do teatro, do cinema, também passaram pela página @giovanipiresoficial.
No início dos anos 2000 a 2011, fui integrante e vocalista de uma banda regional com nome de Núcleo Base em referência a uma música da banda de rock nacional, Ira, o qual sou grande admirador, mas o repertório, era mesclado de outras grandes bandas do cenário do rock nacional e internacional.
Com toda essa bagagem e experiência profissional do setor privado, das artes por parte da música, das entrevistas, um desejo antigo de mostrar nossa cultura e nossos heróis para o mundo, foi crescendo e florindo cada vez mais dentro de mim, de realizar o sonho em desenvolver uma longa-metragem da Inconfidência Mineira e do herói maior TIRANDENTES.
Foram muitos os desafios e dificuldades, da idealização do projeto, até sua parcial conclusão em se ter um patrocinador e profissionais de alto gabarito para execução do projeto.
Mas após um longo e árduo trabalho, fui contemplado com o patrocínio de uma das maiores empresas do setor de mineração do nosso país, a empresa CSN.
Que composta por sua diretoria, acreditaram e vislumbraram o projeto, tornando assim possível a realização do sonho, desse que será um dos maiores filmes do cinema nacional.
Atualmente faz parte do Timaço de exímios profissionais do filme:
- Werner Schunemann (Diretor do filme)
- Tiago Lacerda que vem a convite de Werner Schunemann (Co-diretor)
- Dostoiewsk Champangnatte, como diretor executivo e roteirista, que tem na carreira grandes longas, curtas, sendo considerado um dos maiores da área, que tem o recorde de bilheteria com maior número de público do cinema nacional, que é o filme
(Fala Sério Mãe), tendo papel principal a renomada atriz Ingrid Guimarães.
- O filme Tiradentes, também terá participação de grande elenco e de nomes conhecidos pelo público geral, mas que por motivo contratual ainda não pode ser revelado.
- Giovani Pires, idealizador, diretor da CGB Produções Artísticas e Audiovisual, Diretor Geral do Filme e colaborador do roteiro.
- O pesquisador histórico Comendador Gladstone Lopes, do Priorato dos Inconfidentes, que nos tem sido muito útil, fornecendo informações precisas e cópias de documentos para execução do roteiro.
Filme Tiradentes terá um orçamento que será certamente um dos grandes filmes do cinema nacional, também irá participar de todos festivais nacionais e internacionais de grande expressão.
Trabalharemos arduamente para levarmos o filme a ser indicado ao Oscar.
Nosso desejo maior, é mostrar Tiradentes ao mundo, levar as escolas e dar maior valor e sentido ao 21 de abril.
Não poderia deixar de citar nomes que participaram direto e indiretamente deste sonho, o senhor Geraldo Lafaiete da secretaria de Cultura da cidade de Conselheiro Lafaiete, onde tivemos reuniões pautadas para busca de patrocínio do filme.
Agradecimento maior a Dr. Cláudio, prefeito da cidade de Congonhas, que prontamente se mostrou apto a ajudar e foi quem fez o intermédio com a empresa CSN, dando voz ao filme junto a empresa e membros da diretoria.
Sem a interlocução e apoio do prefeito Dr. Cláudio, certamente haveríamos mais dificuldade para executar e desenvolver o filme sobre Inconfidência Mineira e Tiradentes.
Serei eternamente grato a Dr. Cláudio pela intermediação rápida e eficaz e entender que este filme será um marco para o cinema nacional, levando nossa cultura mineira e nossos heróis a um patamar com maior relevância, tanto cenário nacional, quanto internacional.
O filme será gravado na cidade de Congonhas a partir de 2023 com data ainda a estabelecer, provavelmente início de fevereiro do mesmo ano.
Em novembro de 2022 Dostoievski, roteirista e produtor executivo do filme e equipe, estarão em Conselheiro Lafaiete e Congonhas, para fazer reconhecimento de local e verificar possíveis locais de gravação do longa-metragem, também negociar com redes de hotel, restaurantes, transportes, e possíveis empresários que desejem ter o nome de suas empresas como patrocinadores e apoiadores do filme.
Na semana dos dias 17 a 22 de outubro 2022, entrei contato com o gabinete do prefeito da cidade de Conselheiro Lafaiete, com a secretária “JULIA” para que pudesse ter uma reunião com o prefeito para que pudesse averiguar possível interesse do mesmo em se ter cenas do longa-metragem gravados na referida cidade.
Até presente data não tive retorno do prefeito, da secretária, ou de alguém de seu gabinete.
Meu maior sonho além do filme, era levar o nome de Conselheiro Lafaiete a patamares maior, tanto cenário nacional e mundial, mundial tendo em vista que TIRANDENTES teve grandes passagem e feitos por aqui.
Finalizando, sou grato a todos que sonharam e acreditaram no projeto do longa-metragem que irá falar da Inconfidência Mineira e Tiradentes, que direto ou indiretamente contribuíram para este feito.
Não iremos parar por aqui e já temos outros filmes por vir, os quais, queremos e temos o interesse em fazer da nossa região um grande polo cinematográfico, fomentando assim ainda mais nossa economia local e mostrando os talentos e riquezas de nossa região para o mundo.