Veja a seguir alguns golpes comuns contra aposentados e pensionistas do INSS. Fique atento e proteja-se!
A aposentadoria é um dos momentos mais esperados pelos trabalhadores brasileiros. Mas, para conseguir a aposentadoria, geralmente é necessário contribuir ao Instituto Nacional do Seguro Social por longos anos. Todavia, existem outras formas de se aposentar para além do tempo de contribuição, além de outras modalidades como, por exemplo, por idade, por invalidez, entre outras.
Infelizmente, muitas pessoas estão aplicando golpes contra os aposentados e pensionistas do INSS. Levando isso em consideração, esse artigo busca elucidar a população em relação a esse tipo de crime que vem sendo aplicado com os segurados do INSS.
Um dos golpes relacionados aos segurados é feito da seguinte forma: o golpista entra em contato com o segurado por telefone alegando ser um ser um servidor do INSS e solicita dados e até mesmo a senha do segurado.
Dessa maneira, torna-se necessário que os segurados estejam sempre atentos e é de extrema importância resguardar seus dados pessoais e nunca os dar a alguém através do telefone. Frente a isso, também é importante salientar que o INSS não liga para o aposentado ou pensionista para pedir dados ou número de senha.
Nesse sentido, caso você tenha algum familiar que recebe aposentadoria ou até mesmo pensão do INSS ou é um segurado do Instituto, serão abordados a seguir os golpes mais comuns contra os segurados para que você fique preparado e se proteja ou até mesmo possa repassar essas informações às pessoas que recebem esses benefícios.
Um dos golpes mais comuns nesse grupo específico é o do empréstimo consignado. Muito aposentados já se depararam com descontos em suas folhas de pagamento de empréstimos que nunca solicitaram. Dessa maneira, saiba que os golpistas possuem uma maneira de agir que normalmente não muda.
Outro golpe comum ocorre quando uma pessoa aposentada ou pensionista vai solicitar um empréstimo consignado. O funcionário da instituição financeira precisa cumprir uma meta e, para isso, ele terá que fazer o passo a passo comum e legal ao se contratar um empréstimo. Posteriormente, o funcionário pede o beneficiário para assinar o contrato.
Frente ao contrato assinado, o funcionário realiza um novo pedido de empréstimo no nome do aposentado e falsifica sua assinatura sem que ele saiba para cumprir a sua meta com um outro empréstimo que você não pediu. Logo, serão descontados na folha de pagamento dois empréstimos.
Muitas vezes, os segurados não percebem que isso está acontecendo, pois para que o golpe realmente dê certo, o valor das parcelas não contratada é muito baixo. No entanto, o prejuízo será do pensionista que terá que pagar muitas parcelas de um crédito que ele não solicitou.
Infelizmente, esse tipo de golpe é muito difícil de perceber, ainda mais quando o segurado possui mais de um empréstimo contratado, o que torna difícil de acompanhar os descontos que são feitos na aposentadoria ou pensão e notar o empréstimo que não foi solicitado.
Nesse sentido, as instituições financeiras ou bancárias acabam atuando, por intermédio dos seus funcionários, de maneira criminosa, aproveitando para cobrar mensalmente outro empréstimo não contratado. Por isso, é muito importante ficar atento aos contratos que você assina, assim como aos descontos que constam na folha de pagamento. Solicite sempre o extrato para você saber se não está sendo descontado algo que você não pediu.
Também é necessário que o aposentado e pensionista fique atento, pois existem instituições que renovam o empréstimo consignado automaticamente sem autorização, e, nesse caso, o beneficiário é novamente descontado de algo que não solicitou. O melhor a fazer é procurar seus direitos.
Existem bancos que fazem o refinanciamento do empréstimo sem que a pessoa tenha solicitado, isso significa que a dívida dela vai ficar ainda maior. O valor da parcela fica maior ou aumenta o prazo do pagamento do empréstimo. É muito importante ficar atento aos detalhes.
É importante lembrar que o valor da aposentadoria não varia durante os meses do ano. Sendo assim, caso você tenha recebido um valor menor do que o esperado entre os meses, existe a possibilidade de você ter sido vítima de um golpe. A seguir, confira o que pode estar sendo descontado do seu benefício. O aposentado ou pensionista que quiser conferir o seu extrato de pagamento deverá seguir os seguintes passos:
- Acesse o site ou aplicativo do meu INSS www.meu.inss.gov.br
- Faça seu cadastro através de login (número do seu CPF)
- Defina uma senha
Por fim, entre no site do INSS, acesse a opção do extrato de pagamento de benefício e confira se há algum desconto indevido sendo feito. Ao perceber que existem descontos indevidos sendo retirados da sua folha de pagamento de serviços que você não contratou, procure seus direitos.
FONTE CAPITALIST