28 de abril de 2024 08:11

Lula eleito: o que esperar da gasolina, Auxílio Brasil e salário mínimo?

Segundo especialistas, veja que pode mudar a partir de 2023 em alguns dos pontos da economia mais discutidos entre os brasileiros.

Durante a corrida presidencial, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez diversas promessas para garantir uma melhora na economia. No entanto, segundo especialistas econômicos, o petista pode enfrentar um cenário adverso a partir do ano que vem.

O motivo está no crescimento da inflação global e a redução no Orçamento para uso do Poder Executivo aplicar em ações e políticas públicas que gerem o aumento de renda das famílias e estimulem a criação de empregos.

Diante de tantos desafios, confira a seguir o que pode mudar no cenário de alguns dos pontos da economia mais discutidos entre os brasileiros.

Auxílio Brasil, salário mínimo e gasolina: o que pode mudar com a vitória de Lula?

Veja a seguir o que dizem os especialistas financeiros por meio de previsões destes segmentos a partir do ano que vem:

1. Combustíveis

O preço dos combustíveis pode voltar a subir no início do governo Lula. Isso porque, com o fim do teto do ICMS em dezembro, atrelado à defasagem acumulada, ficará difícil conter a escalada nas bombas.

Segundo os economistas, não há mais espaço no Orçamento 2023 para manter o imposto abaixo do que está hoje, entre 17% e 18%, e que possivelmente uma nova redução não terá apoio do Congresso Nacional.

Além disso, mudar a política de preços da Petrobras pode fazer o combustível cair a curto prazo, mas pode gerar problemas financeiros no médio e longo prazo, com redução na distribuição de dividendos para os acionistas da pretroleira.

2. Salário mínimo

De acordo com a promessa de Lula, o salário mínimo deve subir acima da inflação, com possibilidade de ganho real para os brasileiros.

Para que isso seja possível, o senador eleito, Wellington Dias, que trabalhou na campanha de Lula, disse que vai incluir na regra de correção do piso nacional o crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) de cinco anos antes, que pode resultar em 2% em 2023.

Para os analistas, ainda não está bem definido de onde partirá o dinheiro para bancar o aumento, exceto se houver o fim da norma do teto de gastos.

3. Auxílio Brasil

Durante sua campanha, Lula disse que irá aumentar o Auxílio Brasil para R$ 600, além de pagar R$ 150 a mais por criança de até seis anos de idade. O intuito do petista é atualizar o programa, voltando com o nome de Bolsa Família.

Além disso, para especialistas, Lula deve manter a cobertura no número de beneficiários, mas com regras mais específicas para quem está sendo beneficiado. O aumento no valor, no entanto, será um grande desafio orçamentário para o novo presidente.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade