27 de abril de 2024 05:58

Cotado para Ministério e homem forte na transição, Reginaldo Lopes pode abrir vaga para Glaycon Franco na Câmara

Apesar da frustração geral, Lafaiete e região pode ganhar uma cadeira de peso entre os 513 deputados federais. Ele chegou a primeira suplência de sua federação, chegando a quase 60 mil votos, e pode estar com um pé Congresso Nacional. O último deputado federal por Lafaiete foi João Nogueira há mais de 40 anos que se aposentou como Ministro do Tribunal de Contas da União.

A chance

Em meio aos trabalhos da transição entre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fazem a nova administração federal começar a tomar forma, ganham corpo as primeiras conversas a respeito da escolha dos ministros de Estado. De Minas Gerais, ao menos dois nomes são para eventuais cargos no governo.
Um deles é o deputado federal Reginaldo Lopes (PT); o outro, o senador Alexandre Silveira (PSD). O petista é aventado para o Ministério da Educação, enquanto Silveira é citado para um possível cargo na área da infraestrutura federal – a favor dele, pesa o fato de já ter sido diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Deputado federal Reginaldo Lopes (PT), segundo à esquerda, na reunião da equipe de transição realizada no Senado — Foto: Foto: Assessoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN)

Reginaldo encabeçou o comando da campanha de Lula em Minas Gerais. No segundo turno, passou a ter a companhia de Silveira, que assumiu a coordenação política do grupo. Embora seja economista de formação, o deputado do PT tem trajetória ligada à educação. Foi, inclusive, o representante da coalizão lulista em uma sabatina sobre o tema promovida pela Folha de S.Paulo em setembro. Reginaldo é ligado, também, à ciência e tecnologia.
A percepção de aliados sobre a possibilidade de Reginaldo emplacar posto de primeiro escalão na Educação ou na Ciência e Tecnologia vai ao encontro da boa relação do deputado com Lula. Líder do PT na Câmara dos Deputados, o parlamentar ensaiava uma pré-candidatura ao Senado e liderava pesquisas sobre a disputa, mas abriu mão para apoiar a campanha de Silveira à reeleição. O movimento proporcionou a união da federação formada por PT, PCdoB e PV a Alexandre Kalil (PSD), que se candidatou ao governo e abriu o palanque a Lula.

Presença

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) está marcando presença em todos os eventos do programa de transição do Governo Federal, integrando a equipe designada pelo presidente Lula para conhecer qual Brasil o PT vai receber para governar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade