26 de abril de 2024 18:34

Vereadora Damires denuncia infestação de morcegos em escola e cobra solução

Os Vereadores Damires Rinarlly (PV) e Erivelton Jayme (Patriota), juntamente com a AMUPD fizeram uma visita para conhecer a estrutura oferecida aos alunos da Escola Municipal Vereador Alfredo Laporte II, no Bairro Santa Terezinha, em Lafaiete (MG), que atende a educação infantil. Os vereadores deixaram o local decepcionados com a realidade vivenciada pela comunidade escolar, mesmo reconhecendo o esforço de funcionários e professores.

 Espaço é uma casa alugada, pouco adaptada para uma escola, com salas ainda dentro de quartos, armários embutidos, banheiros precários e problemas estruturais para atender com conforto e qualidade os alunos, em um ambiente totalmente desfavorável ao processo de aprendizado.

Mas o principal dilema é a infestação de morcegos que ocupam o espaço educandário. “São morcegos para todos os lados e os alunos convivem com estes animais voando pelas salas em todos os ambientes. Presenciamos cheiro de urina, que supostamente seja dos morcegos espalhando mau cheiro. Estima-se que sejam pra lá de 200”, assinalou Damires, cobrando solução para os problemas sanitário e um novo espaço para abrigar a escola. “Não há acessibilidade e alunos são carregados no colo para chegar as salas de aulas”, assinalou.

A infestação dos animais deixa os pais apreensivos pelas condições sanitárias e temor de contaminação pela raiva através de cães e gatos. “Estamos apreensivos com a segurança e a saúde de nossos filhos”, disse um pai a nossa reportagem.

O vereador Pedro Américo (PT) informou que os morcegos são animais silvestres protegidos pelas leis federais de proteção ao meio ambiente 5.197/67 e 9.605/98, sendo que a caça, apanha e morte dos mesmos são considerados crimes ambientais. “Já houve uma ação para tentar espantar os morcegos da escolas, mas a medida não foi eficaz”, disse.

Nossa reportagem aguarda as resposta da Prefeitura.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade