28 de abril de 2024 04:06

Preservação: Prefeitura inicia cadastramento de moinhos de fubá

A Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão e Diretora de Patrimônio Histórico, iniciou o cadastramento de moinhos de fubá que estão ativos no Município.
O cadastro servirá para o IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de MG) que está realizando o inventário dos sistemas agroalimentares do milho e da mandioca em Minas Gerais.
Segundo o IEPHA, em Minas Gerais as farinhas de mandioca e de milho são a base da alimentação de muitos indivíduos e está enraizada nas receitas e nos sabores espalhados pelo Estado. Os espaços para a produção dessas farinhas são base do sustento de muitas famílias e comunidades e funcionam como ponto de encontro e de sociabilidade de pessoas que trabalham e utilizam esses lugares coletivamente e que ali mantêm seus ofícios e tradições.
Para o Diretor de Patrimônio Histórico, Hugo Cordeiro, “a importância desses saberes e espaços, associados a outros estudos já realizados, motivou o IEPHA a iniciar as pesquisas para identificar os Moinhos de Milho e as Casas de Farinha como patrimônio cultural de Minas Gerais. O cadastro coletivo, realizado pelo IEPHA e as prefeituras, irá ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse universo e propor medidas de proteção e salvaguarda desses bens culturais”, concluiu.
O Registro Estadual desse bem cultural poderá gerar recursos de manutenção dos moinhos e difusão da tradição de fazer fubá aos detentores desses bens e tradições e gerar pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.
Informações sobre o cadastro estão disponíveis na Diretoria de Patrimônio Histórico, no telefone (31) 3731-4091, via e-mail monumenta@congonhas.mg.gov.br ou presencialmente, à rua Ouro Preto, nº 21, Basílica.
Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas – Com apoio da Diretoria de Patrimônio Histórico
Foto: Hugo Cordeiro

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade