27 de abril de 2024 11:51

Auxílio Brasil será pago a partir do 12 de dezembro

O benefício será quitado antes do Natal. Confira calendário de pagamento.

Devido às festas de final de ano, o calendário de pagamento do Auxílio Brasil referente ao mês de dezembro será antecipado. O benefício será pago a partir do dia 12 para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1.

O cronograma se encerrará no dia 23, para aqueles com final 0.

Histórico

No mês de novembro, 21,53 milhões de famílias foram contempladas com o pagamento do benefício (400 mil a mais em relação a outubro). No entanto ainda não há informações se esse universo de beneficiários sofrerá ampliação este mês.

Vale destacar que uma parte das famílias que recebem o Auxílio Brasil vai também receber, junto ao benefício de R$ 600, o valor referente ao vale gás. No entanto, dezembro é o último mês em que o auxílio para compra de botijão será equivalente a 100% da média de preço nacional.

Isto porque, no próximo ano, a previsão é que o vale volte a ser apenas de 50% do valor médio, uma vez que esse aumento do vale gás para 100% foi criado no segundo semestre deste ano, por conta das eleições presidenciais.

Veja as datas de pagamento do Auxílio Brasil

  • NIS final 1 – 12 de dezembro
  • NIS final 2 – 13 de dezembro
  • NIS final 3 – 14 de dezembro
  • NIS final 4 – 15 de dezembro
  • NIS final 5 – 16 de dezembro
  • NIS final 6 – 19 de dezembro
  • NIS final 7 – 20 de dezembro
  • NIS final 8 – 21 de dezembro
  • NIS final 9 – 21 de dezembro
  • NIS final 0 – 23 de dezembro

Próximo ano

Uma das metas da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva é manter o valor do Auxílio Brasil em R$ 600.  Além disso, tem se trabalho no sentido de criar um adicional de R% 150 por filhos menores de 6 anos por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

O texto ainda precisa de aprovação no Senado e na Câmara dos Deputados para valer no próximo ano.

Famílias em vulnerabilidade

O Auxílio Brasil é um programa de assistência destinado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. No entanto, para ingressar ao programa é preciso atender a alguns critérios, como renda per capita (por pessoa) que caracterize situação de pobreza ou extrema pobreza, além de dados atualizados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

Como consultar

As consultas referentes ao benefício podem ser feitas pelo aplicativo do Auxílio Brasil ou pelo aplicativo Caixa Tem. O valor depositado fica disponível para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Portanto, caso o saque não ocorra neste período, o dinheiro volta para a União.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade