Máquinas e trabalhadores à serviço da Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, trabalham nas obras do muro de gabião no estacionamento da UPA, localizada no bairro da Praia. Os muros de gabião, que são gaiolas de ferro preenchidas com pedras, visam conter as margens, evitar erosão e garantir estabilidade do solo (barranco do rio).
A construção de muros de contenção em áreas de risco e nas margens do rio tem sido uma constante, para tornar a cidade mais segura. Foram realizadas as construções dos muros gabião na região do Terminal Rodoviário, na Rua São Jorge, Rua Dom Pedro II, Rua Major Sabino, Rua Nossa Senhora da Ajuda, Avenida Tenente Horácio Cordeiro, Rua São João, Rua São Thiago, na Divisa da Escola Dom João Muniz e a Igreja do Bairro Jardim Profeta, além de muros atirantados na Avenida Bento Alves e Avenida Bias Fortes.
As obras integram o plano de drenagem que ajuda na contenção de enchentes. Além da construção destes muros, a Prefeitura de Congonhas já realizou este ano a limpeza de todo o Rio Maranhão.
A despoluição de rios é um processo delicado, complexo e que exige empenho. Mais importante do que despoluir o rio, é identificar e evitar as causas da poluição. O enorme desafio de cuidar, preservar, recuperar rios e seus afluentes requer múltiplas ações de todos.
Segundo Roberto Francisco da Silva, Secretário Adjunto de Obras, “realizamos a limpeza de todo o leito do Rio Maranhão, mas para mantermos limpo, precisamos da conscientização da população de não jogar resíduos, lixos, restos de construção nos rios. Fizemos a limpeza em todo o curso para conservar em condições adequada, mas precisamos da colaboração de todos”, afirma.
Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Foto: Raphael Dias
Arte: Gustavo Porfírio