Algumas doenças graves e em estado avançado fornecem ao cidadão o direito de ter acesso a aposentadoria e não ficar desamparado!
Ser acometido(a) por uma doença é algo que ninguém espera, e que muitas vezes é tão grave que leva o trabalhador a incapacidade física. Entretanto, as pessoas seguradas pelo INSS podem e devem se aposentar. Mas você sabe quais são as doenças que dão direito a aposentadoria? Confira este artigo e entenda!
6 doenças que garantem a aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante o direito à aposentadoria por invalidez para amparar o trabalhador com condições de saúde graves. No entanto, para ter direito ao benefício é necessário atender a alguns requisitos abaixo:
- Ter incapacidade total e permanente, comprovada por perícia médica;
- Estar contribuindo para a Previdência Social OU estar no período de qualidade de segurado.
A seguir estão algumas das doenças que dão direito a aposentadoria pelo INSS!
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é uma enfermidade neurológica, que afeta os movimentos, causando lentidão, tremores ou rigidez muscular. É considerada grave porque é degenerativa, progressiva e provoca muitas limitações.
Nefropatia grave
O nefropata grave (pessoa com doença renal crônica grave), especialmente aqueles que realizam hemodiálise têm direito a aposentadoria por invalidez. Isso acontece porque a hemodiálise precisa ser feita no mínimo 3 vezes por semana, além da doença ter diversos efeitos no organismo, dificultando o exercício da atividade laboral.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)
Popularmente conhecida como AIDS, esta doença é a forma mais avançada da infecção pelo HIV e é considerada grave. Isso acontece devido ao “ataque” do vírus ao sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável a outras doenças e problemas de saúde.
Hepatopatia grave
A hepatopatia é uma doença crônica do fígado, que é popularmente conhecida como cirrose. Assim, a pessoa com esta doença adquire diversas consequências, como a ascite (barriga d’água), lentidão, pode ter hemorragias e muitas deficiências.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença provocada por uma bactéria, que afeta a redução da sensibilidade, e quando não tratada, evolui para incapacidade física. Portanto, as pessoas com hanseníase em estado avançado têm direito a aposentadoria pelo INSS.
Neoplasia grave
Conhecida como câncer, as neoplasias graves podem causar invalidez, pois provocam vários distúrbios no organismo, conforme cada tipo de tumor. Além disso, o próprio tratamento é muito agressivo e tem diversos efeitos negativos na saúde e bem-estar.
FONTE CAPITALIST