3 de maio de 2024 04:16

Entenda se você tem direito à Revisão da Vida Toda do INSS

Aposentados poderão utilizar as contribuições anteriores a 1994 em seu benefício, e isso pode gerar aumento no valor.

Recentemente foi aprovada a Revisão da Vida Toda, um projeto que tem o objetivo de calcular a aposentadoria dos beneficiários com a média dos maiores salários, incluindo aqueles anteriores a julho de 1994.

Até este momento, a média era calculada utilizando apenas as contribuições feitas após esta data, o que pode gerar uma diferença no valor recebido pelos beneficiados.

Quem recebia um salário maior nessa época, agora pode ter seus benefícios atualizados para um valor maior, mas para isso é preciso que seja feita uma revisão.

Beneficiários que tiveram aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por invalidez e até mesmo a aposentadoria especial podem solicitar a revisão. Além deles, quem recebe auxílio-acidente ou doença, pensão por morte ou salário-maternidade também pode passar pela revisão.

A regra para isso é que a aposentadoria tenha sido concedida até o dia 13 de novembro de 2019 e que o beneficiário não esteja aposentado há mais de dez anos. Há outras condições que influenciam o direito do beneficiário de pedir a revisão, e nós vamos te contar agora.

Para ter esse direito, o segurado precisa ter recebido o benefício com base no artigo 3º da Lei nº 9.976/1999, até o dia em que foi instaurada a reforma da Previdência. Além disso, ele precisa ter tido contribuições anteriores a julho de 1994, de preferência maiores que as posteriores.

O ideal é consultar um especialista antes de solicitar a revisão, pois nem todos os beneficiários terão um aumento considerável em seus benefícios, já que por mais que tenha tido contribuições maiores no período anterior, talvez não sejam suficientes para uma melhora de salário.

Quem ainda não solicitou a aposentadoria, mas já possuía o direito de se aposentar antes da reforma previdenciária, também pode contar com o direito à revisão; na verdade já entrará com o benefício considerando as contribuições anteriores.

Mas atenção: o INSS alerta sobre o risco de golpes e fraudes que está começando a despontar na internet após o anúncio dessa revisão. Nunca exponha seus dados em sites suspeitos ou clique em links desconhecidos que prometem algum benefício ou revisão facilitada. Fique atento!

Procure um advogado de confiança ou, se tiver alguma dúvida, pesquise nos canais oficiais do INSS. O órgão também não solicita informações via SMS, e-mail ou mensagens no WhatsApp. Sempre que tiver alguma dúvida, entre em contato com os canais oficiais.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade