Metade da população brasileira se declara negra — grupo que inclui negros e pardos, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, os negros ainda são as principais vítimas de preconceito e desigualdade racial e social no país. Para reforçar a importância da conscientização, a Prefeitura de Congonhas realiza diversas atividades culturais que enfatizam a necessidade de falar sobre o tema e promover a igualdade étnico-racial.
No mês da consciência negra, a Secretaria de Educação promove na rede municipal de ensino ações que reforçam a valorização da história do povo negro e a reflexão acerca do impacto da cultura e presença dessa população na cultura brasileira.
As escolas municipais José Monteiro de Castro e Michael Monteiro de Castro, por meio das professoras referências do Grupo de Referência da Igualdade Étnico-racial (GRIER), realizaram intervenções com o tema “Consciência todos os dias”. A programação foi composta por diversas atividades interdisciplinares como palestras, peças teatrais e oficinas que abordaram a cultura e história, além de promover a reflexão sobre a consciência negra.
GRIER
O Grupo de Referência da Igualdade Étnico-racial (GRIER) é formado por professores das escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e tem como objetivo discutir com os alunos e toda comunidade escolar a importância da contribuição da cultura e história da África para a construção da cultura. O GRIER também reforça a luta contra a discriminação racial e o racismo e a construção de ações afirmativas que contribuam para a promoção da igualdade racial, a superação das desigualdades raciais e a eliminação da discriminação na sociedade.
Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Raphael Dias e Arquivo PMC