27 de abril de 2024 10:27

Jovem morre por meningite em Mariana

Ruthellen Moretty Nunes, de 23 anos, moradora de Mariana, faleceu no dia 26 de dezembro, por meningite. No entanto, a causa da morte só foi confirmada nesta terça-feira (3), pela Fundação Ezequiel Dias (FUEND).

A irmã da jovem, Luana Nunes, contou ao Portal Ângulo que Ruthellen reclamou de algumas dores no pescoço na manhã do dia 24 e no dia 26 ela sentiu dores no corpo. Assim, ela foi à policlínica de Mariana.

“Ela tomou medicação para dores e retornou pra casa, almoçou normalmente e foi descansar, pois ainda estava sentindo um mal estar. Por volta das 18h, ela sentiu dores mais fortes no pescoço, no corpo e na garganta, falta de ar, vômito e diarreia. Voltamos à policlínica com ela já sem condições de ficar de pé. Depois de uma demora no atendimento, por volta das 19h, ela foi medicada e o exame mostrou que ela estava com as plaquetas baixas. Na sequência ela foi entubada, teve hemorragia interna e faleceu às 22h30”, disse.

Segundo Luana Nunes, Ruthellen não tinha tomado vacina contra a meningite, que está disponível no posto de saúde de Mariana de forma gratuita para o público de 16 a 30 anos.

Outro caso

Na tarde de quarta-feira (4), a Prefeitura de Mariana publicou uma nota nas redes sociais informando a confirmação de dois casos de meningite meningocócica nos últimos dois meses. Além de Ruthellen, uma mulher de 57 anos foi diagnosticada com a doença em novembro do ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde fará um comunicado informando o estado de saúde do segundo caso.

A prefeitura destacou também que a Vigilância Epidemiológica de Mariana vem realizando ações de prevenção e controle, como a profilaxia medicamentosa de acordo com a conduta médica nos casos notificados e a intensificação na aplicação de vacinas.

O imunizante está disponível na Central de Imunização, localizada na Rua Santa Cruz, 368, Barro Preto, das 8h às 15h, até o dia 6 de janeiro. O público-alvo é formado por:

  • Trabalhadores da saúde acima de 16 anos que ainda não foram vacinados;
  • Trabalhadores da educação do ensino superior e técnico acima de 16 anos que não foram vacinados;
  • Estudantes universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos ou universidade da rede pública ou privada) de qualquer idade;
  • População em geral de 16 a 30 anos.

Para tomar a vacina é preciso apresentar apenas um documento com foto e o cartão de vacina. Os profissionais de saúde e educação precisam comprovar o vínculo empregatício. Já os estudantes universitários terão que apresentar o comprovante de que é aluno da instituição de ensino.

Em contato com o Jornal Galilé, o secretário de Saúde de Mariana, Jonathan Chaves da Silva, apenas reforçou a necessidade da população se imunizar contra a doença.

Sobre a doença

A meningite é uma inflamação grave das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos.

Devido à inflamação das meninges é comum haver rigidez no pescoço, causando dificuldade de movimentação, além de febre, náusea e dor de cabeça intensa.

Para evitar o desenvolvimento de lesões que podem causar em sequelas permanentes ou até a morte, é preciso que a meningite seja identificada o quanto antes. Os principais sintomas são:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Dor de cabeça muito intensa;
  • Rigidez no pescoço, com dificuldade para encostar o queixo no peito;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Sonolência excessiva com dificuldade para acordar;
  • Confusão;
  • Convulsões.

É possível o aparecimento de outros sintomas em bebês e crianças. Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos com algum choro alto, irritabilidade, dificuldade de movimentar a cabeça e moleira tensa.

FONTE JORNAL GALILÉ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade